Memórias de formação e docência de uma professora do interior de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho tem como finalidade analisar as memórias de formação e docência de uma professora que atuou na carreira docente por 38 anos, residente no estado de Mato Grosso do Sul, bem como entender as relações de interdependências estabelecidas durante sua trajetória, e como essas relações influenciaram ou não na constituição de sua profissão. O texto contou com as contribuições metodológicas da História Oral Temáti­ca, com a utilização de entrevista como técnica de abordagem. A discussão teórica dialoga com Norbert Elias, a partir dos conceitos de figurações e redes de interdependências, além de anco­rar-se em outros autores. Os dados elencados no estudo colaboram com a escrita da História da Educação, discussões sobre a profissão, memórias e trajetórias docentes no interior do Estado, considerando que pesquisas no município de Naviraí/MS são recentes, por isso a necessidade de ampliar as discussões sobre a temática. E nos permitiu perceber também que as relações estabelecidas nas redes de interdependências que os indivíduos passam ou pertencem ao longo da vida influenciam em suas escolhas pessoais e profissionais. Tais escolhas remodelam a maneira de ser, e fazer do professor levando-o a se constituir na profissão docente, por meio das experiências que, esse, vai construindo ao longo de seu percurso profissional.

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Biografia do Autor

Giseli Tavares de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pela mesma instituição. Atuou  como docente de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Pesquiadora com foco em estudos acerca da Educação Infantil, formação de professores, história orla e vida narrativas autobiográficas.

Luciene Cléa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus de Ponta Porã (CPPP).

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus de Ponta Porã (CPPP).

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ENTREVISTA

Marilda Ruiz Moralles Rodrigues. Trajetória Profissional e História da Educação Infantil. Entrevista concedida a Giseli Tavares de Souza Rodrigues. Naviraí/MS, em março de 2018.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Tavares de Souza Rodrigues, G., & da Silva, L. C. (2021). Memórias de formação e docência de uma professora do interior de Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 326-344. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12758