A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas?

Resumo

Este artigo apresenta reflexões de um estudo que tem como objetivo analisar os conflitos e os aspectos de resistência dos docentes quando se deparam com normatizações referentes ao trabalho pedagógico ao compreender as crianças como centro da prática educativa. Para a coleta de dados, debruçamos sobre as situações cotidianas narradas pelas professoras nos momentos de formações, realizadas nos encontros mensais de estudos, lançando mão da teoria de Norbert Elias (1994; 2006) olhando as relações de poder entre as crianças e as professoras, observando gatilhos que desequilibram o poder ora para o adulto ora para a criança em uma relação de instabilidade e conflitos de interesses. Os resultados indicam que o protagonismo das crianças se restringe apenas nas práticas pedagógicas quando suas professoras vão planejar o que irão desenvolver com elas e que não percebem que estão à margem dos processos de construção das aprendizagens, das relações interpessoais, ocupações dos espaços, organização da rotina e do tempo na instituição.  Analisando as narrativas das professoras, percebemos que nos entremeios do cotidiano, nos detalhes das relações do dia a dia o que prevalece de fato, são as opiniões, ritmos e interesses não só da professora, mas dos demais adultos da instituição. Disso compreendemos que não basta contemplar no papel os interesses da criança, é preciso um olhar refinado e vigilante sobre a prática, sobre as relações que priorizem o exercício por parte dos pequenos de sua independência e protagonismo na construção das aprendizagens, das relações com o outro e com o meio.

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Biografia do Autor

Eliana Maria Ferreira, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados / MS; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Frei Eucário Schimitt. Professora Substituta do Curso de Pedagogia, campus Maracaju/MS. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil de Dourados - GEINFAN / MS.  Email: 

Cindy Romualdo Souza Gomes , Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados / MS

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Coordenadora administrativa pedagógica do Centro de Educação Infantil Municipal Helena Efigênia Pereira em Dourados/MS. Membro dos grupos de estudos: Processos Civilizadores FAED/UFGD; Diário do acolhimento na educação infantil UEMS e Estudos e Pesquisa na Educação Infantil de Dourados / MS.

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Publicado
2021-06-30
Como Citar
Ferreira, E. M., & Romualdo Souza Gomes , C. (2021). A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas?. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 286-301. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12768