Metodologias para o ensino de sociologia: o exemplo da “cidade” para a busca do desenvolvimento crítico dos estudantes

Resumo

Esse artigo possui como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca de como os fundamentos da Sociologia como ciência podem ser aplicados no Ensino Médio para auxiliar na compreensão dos ditos fatos sociais que cercam os estudantes. A Sociologia serve como um instrumento de múltiplas interpretações, ela se relaciona com contextos variados, podendo ser aplicada no ato de aproximar o conteúdo exposto em sala de aula ao cotidiano dos estudantes. Uma discussão inicial acerca dos significados da Sociologia e os meios de a lecionar no Ensino Médio foi proposta; tendo como amparo sugestões da Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 - LDB (BRASIL, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Posteriormente, foi destacado como alguns pesquisadores da área da educação apontam que as discussões das relações sociais que ocorrem nas cidades durante as aulas de Sociologia podem gerar bons resultados. Essas atividades visam a compreensão sistêmica do conteúdo como sendo indissociável da realidade, pensamentos e ações voluntárias que podem ser aplicadas em contextos escolares, sugerindo meios de compreender e relacionar a Sociologia em conjunto com as vivências diárias dos estudantes.

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Biografia do Autor

Flávio Henrique de Souza Rodrigues , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor de Geografia da rede pública e privada do Ensino Fundamental, Médio e EJA.

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Henrique de Souza Rodrigues , F. (2022). Metodologias para o ensino de sociologia: o exemplo da “cidade” para a busca do desenvolvimento crítico dos estudantes. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 309-322. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15425
Seção
Artigos de demanda contínua