Racismo de Estado e educação: apontamentos sobre o novo Ensino Médio

Resumo

Neste texto partimos da concepção da educação como exercício do Biopoder, objetivando interrogar a relação entre Racismo de Estado e determinados acontecimentos da política educacional, a fim de tecer algumas considerações acerca do Novo Ensino Médio. A partir da arqueogenealogia foram traçadas algumas reflexões acerca do Novo Ensino Médio e o ensino profissionalizante, por meio da análise de relações de saber e poder, conforme propõe Michel Foucault. De tal maneira, compreendemos que a educação brasileira é atravessada por práticas pautadas no racismo de Estado, o qual aciona a norma como dispositivo de produção de subjetividades, no âmbito do Biopoder. Notamos ainda que a prática educativa brasileira é permeada por discursos higienistas, desde pelo menos o fim do século XIX, que ao buscarem impor uma ortopedia social à população, encontraram legitimidade nos discursos cientificistas racistas dos séculos XIX e XX. Esses  aspectos têm sido atualizados no debate recente sobre o Novo Ensino Médio e o ensino profissionalizante, mediante a consolidação de práticas discursivas a-históricas e naturalizadoras das desigualdades sociais em um cenário de ampla disparidade entre a escola pública e a escola privada no Brasil, na implementação do Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Fernanda Cristine dos Santos Bengio, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira

Daniela dos Santos Bandeira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Especialista em linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

André Ribeiro de Santana, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira.

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Publicado
2022-07-27
Como Citar
Cristine dos Santos Bengio, F., dos Santos Bandeira, D., & Ribeiro de Santana, A. (2022). Racismo de Estado e educação: apontamentos sobre o novo Ensino Médio. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 91-110. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15639