Pelos (des)caminhos da lei: a trajetória da disciplina de sociologia no estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento de pesquisas e levantamentos feitos acerca do processo e da consolidação da disciplina de Sociologia no Ensino Médio com enfoque no Estado do Rio de Janeiro, após a instituição da Lei n.º 11.684, de 2 de junho de 2008. A partir de um mote de trabalhos sobre a temática, bem como um exame documental em espaços como a Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS), o censo de 2016 MEC/INEP, e o Manifesto do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio, observamos que o processo de institucionalização da disciplina contou com um emaranhado de problemáticas e intermitências até sua oficialização, em 2008, ligadas às lutas pela introdução, oferta e permanência destes conteúdos, que passaram a compor de forma obrigatória o currículo de aprendizagens de conteúdos disponíveis ao estudante.  

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Biografia do Autor

Janaina Hermínio Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Pós-graduada em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Hermínio Gonçalves, J. (2022). Pelos (des)caminhos da lei: a trajetória da disciplina de sociologia no estado do Rio de Janeiro. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 438-452. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15650
Seção
Artigos de demanda contínua