Educação estética e arte, pessoas em situação de rua e cidade

Resumo

As Pessoas em Situação de Rua (PSR) participam da dinâmica da cidade de variados modos, sendo possível presenciar e participar da cena cultural e artística da cidade. Como ocorre esta participação? Ela é apresentada na produção acadêmica? Com o objetivo de conhecer a produção acadêmica sobre PSR relacionada à arte e à cidade, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, sem limite de tempo, nas bases de dados Portal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Catálogo de Teses & Dissertações da Capes, utilizando os descritores “pessoas em situação de rua”, “morador de rua”, “contexto urbano”, “cidade” e “arte”. Foram encontrados 50 trabalhos e 32 atenderam aos critérios de inclusão. Os trabalhos, lidos na íntegra, apontam para um conjunto plural de olhares (educação, sociologia, psicologia, antropologia, entre outros), bem como para a necessidade de investir em pesquisas que analisem a potência da arte e da educação estética informal que promove para a transformação de modos de ser e viver a/na cidade. Foi realizada uma discussão sobre desigualdades sociais vivenciadas por Pessoas em Situação de Rua, a arte e a educação estética a partir das contribuições de Vigotski (1999, 2001), bem como ressaltada a importância de reconhecer as vidas das Pessoas em Situação de Rua, vidas que importam, suas (re)criações cotidianas, culturais e artísticas como artes da existência, as quais tensionam nossas certezas e nos levam a pensar sobre o que consideramos importante em se tratando de vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Amanda Moreira Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), psicóloga autônoma

Andrea Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).Pós doutora em Psicologia pela Università Degli Studi di Roma La Sapienza, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Moreira Teixeira, A., & Vieira Zanella, A. (2022). Educação estética e arte, pessoas em situação de rua e cidade. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 390-408. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15686
Seção
Artigos de demanda contínua