Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro

Resumo

Esse estudo tem por objetivo de investigar os processos e práticas inclusivas de alunos autistas na escola regular de ensino. Essa investigação consiste em uma revisão integrativa de literatura, sendo essa mais ampla e capaz de abranger várias formas de estudos e resultados eficazes que, propõem ao pesquisador melhor compreensão do fenômeno estudado. Foram selecionados 20 estudos entre os anos de 2003 e 2021 para compor a revisão, o levantamento de texto foi realizado por meio da base da dados do Scholar Google, em seguida pela leitura do título e resumo. Os resultados mostraram que as políticas inclusivas romperam os paradigmas de uma escola tradicional e formalista por uma escola revolucionária através do conceito de inclusão escolar, todavia os dados investigados também evidenciaram que apesar das mudanças ocorridas tanto na escola quanto no ambiente escolar ainda existem uma série de fatores que dificultam a entrada e permanência de alunos autistas na escola regular de ensino. Quanto ao trabalho do psicólogo escolar foi possível constatar que esse profissional ainda busca por uma cristalização do seu campo de atuação dentro das escolas e enfrenta estigmas voltados para a medicalização de suas práticas.

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Biografia do Autor

Gilson Gomes Coelho, Faculdade Católica Dom Orione ( FACDO)

Doutor em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/ Assis) em que é membro do grupo de pesquisa PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Psicólogo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPAN). Professor da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO).

Adriana Nunes da Cruz, Faculdade Católica Dom Orione ( FACDO)

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione ( FACDO).

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Coelho, G. G., & Cruz, A. N. da. (2023). Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 295-311. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15730