Pedagogia em contexto histórico e digital: interlocuções contemporâneas

Resumo

O artigo aborda conceitos da Pedagogia em contextos escolares e não escolares, discutindo a temporalidade histórico-cultural e a reconstrução docente on-line. Os elementos constitutivos são apresentados a partir das relações de mediação entre os sujeitos, com suas intenções, cooperações e inter-relações com o objeto do conhecimento. O artigo também explora os processos educativos em dimensões formais, não-formais e informais na contemporaneidade, utilizando operadores conceituais da literatura pedagógica e tecnológica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental, na qual apresenta indicadores que questionam o ambiente de gestão de aprendizagem além da virtualidade, com artefatos históricos e digitais, na construção de novos caminhos para a Pedagogia.

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Biografia do Autor

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal. Membro do corpo pesquisador do Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC - UFRJ, linha de pesquisa: cultura e tecnologia e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Línguas - GEFOPLE, linha de pesquisa: Letramentos / Multiletramentos nas ações de formação de professores de línguas. Profissionalmente, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Pós-Doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Graduada em Pedagogia (UEG). Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Mary Aurora dos Santos Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis - GO

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica - Goiás. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba e Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Diretora do Centro de Ensino a Distância da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis.

Referências

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Publicado
2023-05-07
Como Citar
Rodrigues, O. S., Araújo, C. H. dos S., & Araújo, M. A. dos S. (2023). Pedagogia em contexto histórico e digital: interlocuções contemporâneas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 5-18. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.15911
Seção
Artigos de demanda contínua