Raça, etnia e multiculturalismo: o ensino de sociologia por meio do recurso digital podcast

  • Ludmila Fernandes de Freitas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir o uso do recurso digital podcast como prática de ensino de Sociologia. Para tanto, trarei o relato de experiência realizado com dez turmas do 1º ano do ensino médio de um colégio da rede federal de ensino em circunstância de ensino remoto. A atividade desenvolveu-se ao longo do terceiro trimestre de 2021 e teve como tema “Raça, Etnia e Multiculturalismo”, conteúdos transversais do currículo que permeiam o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena conforme a Lei nº 11.645/2008. Todavia, neste relato de experiência enfatizou-se a abordagem disciplinar para o processo de aprendizagem do conteúdo a partir da mobilização de conceitos, autores e temáticas discutidas pela Sociologia reconhecendo-se que as potencialidades do ensino da disciplina atendem plenamente as Competências e Habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/EM) (Bodart, 2021). Em atenção ao contexto da última Reforma do Ensino Médio determinada pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 orientada pela BNCC/EM aprovada em 17 de dezembro de 2018, bem como ao processo de mudanças na educação pela pandemia da Covid-19, discutirei os potenciais e desafios do uso das chamadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), bem como algumas metodologias ativas de aprendizagem empenhadas nessa prática de ensino (Oliveira, 2020). Os resultados obtidos tem por relevância aventar a hipótese de que os usos de recursos digitais em ambientes remotos não dispensam o contato presencial, uma vez que este possibilita uma efetiva construção da relação entre aluno e disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Fernandes de Freitas

Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como docente de Sociologia em colégios da rede federal de ensino.

Referências

AMARILLA FILHO, Porfírio. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 41-72, 2011. Disponível em: SciELO - Brasil - Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Acesso em: 22 jan. 2022.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. D.O.U de 11/03/2008.

BRASIL, Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: jul. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ensino Médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: jul. 2022.

BODART, Cristiano das Neves. Usos de canções no ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2021.

BODART, Cristiano das Neves. Competências e habilidades e o ensino de Sociologia escolar. Blog Café com Sociologia. mar. 2021. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/?competencias-habilidades-bncc-sociologia. Acesso em: 20 maio 2022.

BOURDIEU, Pierre. “Esboço de uma teoria da prática”, pp. 46-81. In: Ortiz, Renato. (Org.). Bourdieu (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo, Ática, 1983.

CASTRO, Ângela Cristina Rodrigues de. “A inovação no contexto escolar: inclusão e cidadania digital”. Revista Babilônia: publicação pedagógica do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Ano 7, n.7, p.7-22, 2019.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: 34, 1999.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran. Acesso em: 13 jun. 2015.

MORÁN, José. O que é educação a distância. Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dezembro de 1994, páginas 1-3. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

MIRANDA, Luísa Augusta Vara. Educação online: interacções e estilos de aprendizagem de alunos do ensino superior numa plataforma web. 2005. 382 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2005. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/1120. Acesso em: 29 ago. 2020.

NOEMI, Débora. “O professor do futuro: 10 competências desse profissional”. Disponível

em: https://escolasdisruptivas.com.br/escolas-do-seculo-xxi/o-professor-do-futuro-10-competencias-desse-profissional/. Acesso em: 30 nov. 2020.

OLIVEIRA, Rosilene Sousa de. Metodologias ativas: estratégias para revolucionar suas aulas de forma simples e criativa. Petrolina, 2020. E-book (65p.). Disponível no formato PDF. ISBN 978-65-00- 08886-1.

PIRES, Welkson. “O ensino de sociologia e a avaliação”. In: BRUNETTA, Antonio Alberto (org.); BODART, Cristiano das Neves (org.); CIGALES, Marcelo Pinheiro (org.). Dicionário do ensino de Sociologia. Maceió, AL: Editora Café com Sociologia, p.114-118, 2020.

QUATRO, Fred Zero. Leia o manifesto Caranguejos com cérebro. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/chicoscience/textos_manifesto1.html. Acesso em: 12 fev. 2022.

SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. 2ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2017.

SILVA, Roniel Sampaio; BODART, Cristiano das Neves. O uso de podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus. Revista Educação, Ciência e Cultura, v. 20, n. 1, 2015.

SILVA, Marco. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. In: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas. 3; janeiro-junho, 2010, p. 36-52. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência Design Digital. PUC-São Paulo. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/teccogs/article/view/52991 . Acesso em: 27 dez. 2021.

Publicado
2022-11-11
Como Citar
Fernandes de Freitas, L. (2022). Raça, etnia e multiculturalismo: o ensino de sociologia por meio do recurso digital podcast. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 369-389. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.16524
Seção
Artigos de demanda contínua