O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas

Resumo

As transformações ocorridas no espaço e tempo escolar, muitas vezes, são vistas com saudosismo por gerações que frequentaram os bancos escolares em tempos atrás, conferindo críticas ao sistema educacional atual. Diante da indagação da escola de tempos idos ser melhor do que a atual desencadeou os objetivos desse estudo, o de apresentar dados significativos da educação brasileira no período de 1943 a 1965, com base em atas de reuniões pedagógicas de uma escola do interior paulista que teve grande significado no processo  educacional no século XX, bem como realizar um paralelo entre aspectos significativos da educação em meados do século passado e do atual no concernente a organização escolar. Sob o ponto de vista da metodologia utilizada, destacamos a análise das atas pedagógicas, propondo reflexões e apontamentos de temáticas voltadas para a educação no que se referem as três vertentes por nós instituídas: escola e seu papel social, embates financeiros na educação e questões curriculares. O trabalho proporcionou compreender que a educação no Brasil sempre fora considerada um privilégio das elites, não havendo até hoje, valorização e equitatividade que acaba por desqualificar professores e aqueles que a frequentam.

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Biografia do Autor

Fatima Aparecida Maglio Colus , Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto - SP

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Professora da Educação Básica do Estado de São Paulo. Professora da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Rita de Cassia Petrenas, Centro Universitário Central Paulista (UNICEP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara. Integrante do Núcleo de estudos da Sexualidade (NUSEX), UNESP Araraquara. Professora da Educação Básica do Estado de São Paulo. Coordenadora e Professora do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Paulo, Brasil.

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Colus, F. A. M., & Petrenas, R. de C. (2023). O badalar do sino da escola de outrora: reflexões mediadas por atas pedagógicas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), p. 412-431. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.16804