Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos

Resumo

Os Livros Didáticos (LD) podem se tornar excelentes aliados no processo de ensino e aprendizagem, desde que atendam a questões relacionadas ao contexto escolar e a contribuição a uma metodologia centrada no protagonismo dos alunos. Diante desta afirmativa, este artigo tem por objetivo analisar uma amostra de LD de Ciências quanto à inserção de atividades pedagógicas facilitadoras do Ensino de Ciências (EC). Este estudo pode ser considerado uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, pois a partir de uma coleção de LD de Ciências, se elaborou categorias de análise do LD quanto a relação entre teoria e prática e a busca por atividades como jogos didáticos e aulas práticas, que pudessem impactar positivamente na prática docente. Os dados coletados nos mostram que todos os livros da coleção dedicam um espaço para uma atividade didática para realização em espaço formal e não formal de ensino. Porém, na análise deles, nenhum jogo didático foi encontrado, sendo que o jogo pode ser um artifício facilitador da aprendizagem como uma alternativa viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir da ausência dos jogos didáticos na coleção de LD, se construiu uma cartilha, disponibilizada em versão impressa e no formato digital, com sugestões de atividades lúdicas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudi Guerin Junior, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação no curso normal de nível médio (magistério), pelo Instituto Estadual de Educação Professor Isaías (2013). Graduado no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI-SANTIAGO (2018). Foi bolsista PIBID/CAPES do o ano de (2014) à (2018), também foi bolsista de extensão com o projeto: Jogos didáticos na Educação Ambiental e sensibilização da importância da conservação do meio ambiente nos anos de (2016) à (2017), realizou também práticas de docência júnior nas disciplinas de Botânica nos anos de (2015) à (2017), atuou como voluntário no projeto fauna silvestre do laboratório de ecologia (2014) à (2017). Pós-graduado no programa de pós graduação em ENSINO DE BIOLOGIA pelo Centro Educacional FAVENI. Professor de ciências na rede Estadual de ensino, professor de biologia na rede privada e cursinho pré-vestibular.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Natural do Estado do Rio de Janeiro, reside atualmente na Cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. No presente, é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Em 2020 foi bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico e produção científica. Desenvolveu em 2021 o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Atuou como estagiário no Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visou enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico; subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. Participou do Programa de Apoio social e Pedagógico da Unipampa como bolsita monitor do Núcleo de Desenvolvimento Educacional da Unipampa, Campus Uruguaiana (Edital 219/2021) sob orientação e supervisão da Mestra e Assistente Social Naiane Soares Druzian. Desenvolveu estágios na ACUPAMA e no NUDE da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Referências

ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Psicopedagogia, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n83/13.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

ARAÚJO-QUEIROZ, Marcelo Bruno et al. Atividades Práticas em Livros Didáticos de Ciências: entraves e possibilidades. In: Anais... VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI EREBIO/NE, 2015. Disponível em: https://proceedings.science/proceedings/23/_papers/35821?lang=pt-br. Acesso em: 21 set. 2023.

BAGANHA, Denise Estorilho. O Papel e o uso do Livro Didático de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 123p. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/26239. Acesso em: 21 set. 2023.

BARRETO, Marcelo Alves; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; SOARES, Cristiane Barbosa; DINARDI, Ailton Jesus; MACHADO, Michel Mansur. Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7, n. 4, p. 13246–01, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/13246. Acesso em: 21 set. 2023.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A lógica da pesquisa qualitativa e os modos de procedimentos nela fundados. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v.9, n.22, p. 540-552, dez. 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/507. Acesso em: 21 set. 2023.

BLANCO, Letícia de Souza; PORTELLA, Diego Augusto Pereira da Costa; SORRENTINO, Lucas Mendes Matias. Geotecnologias e escola: desafios e perspectivas. Revista de Ensino de Geografia, v. 11, n. 21, p. 105-121, jul./dez. 2020. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/edicao-21.php. Acesso em: 21 set. 2023.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/ Ministério da educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: A secretaria, 1998. 136 p.

CACHAPUZ, Antonio; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana Maria; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A importância da educação científica na sociedade atual. In: A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, Tânia Mara; FELÍCIO, Ana. Karina. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, v. 3548, p. 47-60, 2011. Disponível em: https://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Editora Unijuí. 3ªed. 2006.

CUNHA, Fernando Icaro Jorge; SOUZA, Débora Velasque; DINARDI, Ailton Jesus. Utilizando o QRCode como alternativa didático-pedagógica no Ensino de Ciências da Natureza. Revista Cocar, v. 17, n. 35, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5275. Acesso em: 21 set. 2023.

DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria; DA SILVA, Antonio Fernando Gouvêa. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Cortez Editora. 2011.

DE SOUZA, Débora Velasque; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi; DINARDI, Ailton Jesus. Biomas brasileiros: espaço ocupado como objeto de pesquisa em programas de pós-graduação científica. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 18, n. 1, p. 114–133, 2022. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.18938.

DOS SANTOS, Weyffson Henrique Luso; DEL PINO, José Claudio; SÁ-SILVA, Jackson Ronie; PINHEIRO, Rômulo Sampaio. A ideia do lúdico como opção metodológica no ensino de ciências e biologia: O que dizem os TCC dos egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 21, n. 2, p. 176-194. 2016. DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1226.

DA SILVA, Ormenzina Garcia; NAVARRO, Elaine Cristina. A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 3, n. 8, p. 95-100, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/16366275-A-relacao-professor-aluno-no-processo-ensino-aprendizagem.html. Acesso em: 21 set. 2023.

FALZETTA, Ricardo. Qual a importância dos livros didáticos e por que devemos cuidar deles?. Globo, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/qual-importancia-dos-livros-didaticos-e-por-que-devemos-cuidar-deles.html. Acesso em: 21 set. 2023.

FERNANDES, Isabel Marília Borges; PIRES, Delmina Maria; DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 4, p. 875–890, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180040005.

FIGUEIREDO, José Atimatéa; COUTINHO, Francisco Angelo; AMARAL, Fernando Costa. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 488-498, 2012. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.420.

GATTI, Bernardete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/716/345 Acesso em: 21 set. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Fernanda Malta. Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências. 2011. 109 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/798101. Acesso em: 21 set. 2023.

KNECHTEL, Carla Milene; BRANCALHÃO, Rose Meire Costa. Estratégias lúdicas para o ensino de ciências. Programa de Desenvolvimento de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Estado do Paraná, Professor PDE: , 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2354-8.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022.

LIMA, Adriana Araujo. Uso e escolha do livro didático por professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino, em Terenos, Mato Grosso do Sul. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Católica Bom Bosco, Campo Grande, 2013. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/12370-adriana-araujo-de-lima.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

LIMA, Tatieli Trindade; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; DINARDI, Ailton Jesus. Letramento Científico e a Ludicidade: percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 25, p. 1-28, 2023. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7488.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. 1 ed. São Paulo: Ática, 2010.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200001.

MELO, Edilaine Andrade; ABREU, Fabiula Francisca; ANDRADE, Ana Bárbara; ARAÚJO, Maria Inês Oliveira. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios, 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp. Acesso em: 30 jun. 2022.

NASCIMENTO, Lucineide Moreira do; BATISTA, David Espinola; SOUZA, Natália Carvalho Pedrosa de; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Estratégias Docentes no Ensino de Ciências: Inovação e aprendizagem a partir do uso de atividades lúdicas. Anais... II Congresso Nacional de Educação, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID6075_07092015232826.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

PINHEIRO, Regiane Machado de Sousa; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; QUEIROZ, José Rildo de Oliveira. As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão. Educar em Revista, v. 37, p. e81261, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.81261.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Penso, 2009.

RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 299-331, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/444. Acesso em: 21 set. 2023.

SANTOS, Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SANTOS, Lidiane Rodrigues dos; FÁTIMA, Rosemar Vestena de. O livro didático e a alfabetização científica em ciências: uma análise nos anos iniciais do ensino fundamental da modalidade de educação de jovens e adultos. Disciplinarum Scientia - Ciências Humanas, v. 14, n. 1, p. 47-64, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1746. Acesso em: 21 set. 2023.

SANTOS, Vilmar Rodrigues. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2014.

SANTOS, William Rossani dos; GALLETTI, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. História do Ensino de Ciências no Brasil: Do Período Colonial aos Dias Atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. e39233, 1–36, 2023. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u355390.

SOUZA, Amanda Cordeiro de Melo. et al. Ensino de ciências a partir de uma cartilha educativa: um estudo sistemático do poder das plantas curativas. Educação e (Trans)formação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 34–47, 2020. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3705. Acesso em: 21 set. 2023.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; LORENZETTI, Leonir; CARLETTO, Marcia Regina. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, n. 3, p. 853-876, 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470. Acesso em: 21 set. 2023.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia Regina. Ensino de Ciências e Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre as escolas públicas de Carambeí. Anais... VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0741-1.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo, v. 3, 1984.

Publicado
2023-12-05
Como Citar
Guerin Junior, C., Cunha, F. I. J., & Dinardi, A. J. (2023). Possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de ciências e biologia: uma contextualização à luz dos livros didáticos. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 133-157. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.17527
Seção
Artigos de demanda contínua