Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?

Resumo

O ensino superior tem importância crucial na formação da sociedade e forte impacto social. As universidades presenciais, enquanto comunidade, são um cenário adequado para implementar estratégias de promoção da saúde e bem-estar. A expansão da modalidade da Educação a Distância (EaD) deve considerar a implementação de políticas institucionais para o cuidado da saúde dos acadêmicos da Ead. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, que objetivou identificar a autopercepção da saúde dos acadêmicos dos cursos da EaD, relacionar com o autorrelato de doenças crônicas e mapear por regiões brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado com acadêmicos uma universidade privada com sede no estado do Paraná, e polos em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Por adesão espontânea, 8.531 alunos participaram do estudo respondendo questionário estruturado no formulário Google Forms. Identificou-se que embora os acadêmicos tenham apresentado tendência de autopercepção de saúde positiva, as doenças crônicas autorrelatadas têm impacto na percepção de saúde desses estudantes. Aqueles que residem nas regiões Sudeste e Sul apresentaram melhor autopercepção de saúde, embora tenham autorrelatado maior incidência de doenças crônicas, quando comparados às demais regiões brasileiras. Concluímos que o melhor acesso aos serviços de saúde, maior renda e a idade mais avançada, influenciaram positivamente a autopercepção da saúde. Os resultados deste estudo, em vista da expansão significativa da Educação a Distância, podem contribuir no planejamento de estratégias institucionais para promoção da saúde dos estudantes universitários da EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Biscaia Hartmann, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Psicóloga, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade Cesumar - UNICESUMAR, Maringá, PR. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina, PR.

Mirian Ueda Yamaguchi, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutora em Ciências Farmacêuticas. Docente no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (Doutorado e Mestrado) da Universidade Cesumar – UNICESUMAR, Maringá, PR e Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciências, Tecnologia e Inovação (ICETI). 

Referências

AGUILAR-PALACIO, Isabel; CARRERA-LASFUENTES, Patricia; RABANAQUE, M. José. Salud percibida y nivel educativo en España: tendencias por comunidades autónomas y sexo (2001-2012). Gaceta Sanitaria, v. 29, n. 1, p. 37-43, 2015.

ALMIRO, Pedro Armelim. Uma nota sobre a desejabilidade social e o enviesamento de respostas. Avaliação Psicológica, v.16, n.3, p. 253-386, 2017.

ARIAS-DE LA TORRE, Jorge; FERNÁNDEZ-VILLA, Tania; MOLINA, Antonio José; AMEZCUA-PRIETO, Carmen; MATEOS, Ramona; CANCELA, José Maria; DELGADO-RODRÍGUEZ, Miguel; ORTÍZ-MONCADA, Rocio, ALGUACIL, Juan., REDONDO, Susana, GÓMEZ-ACEBO, Ines, MORALES-SUÁREZ-VARELA, Maria; BLÁZQUEZ ABELLÁN, Gemma; JIMÉNEZ MEJÍAS, Eladio; VALERO, Luis Felix; AYÁN, Carlos; VILORIO-MARQUÉS, Laura; OLMEDO-REQUENA, Rocio; MARTÍN, Vicente. Psychological Distress, Family Support and Employment Status in First-Year University Students in Spain. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 7, p. 1209, 2019.

ARSANDAUX Julie; MICHEL Gregory; TOURNIER Marie; TZOURIO Christophe; GALÉRA Cedric. Is self-esteem associated with self-rated health among French college students? A longitudinal epidemiological study: the i-Share cohort. BMJ Open, v. 9, n. 6, e024500, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2022.

BARRETO, Sandhi Maria; FIGUEIREDO, Roberta Carvalho de. Doença crônica, auto-avaliação de saúde e comportamento de risco: diferença de gênero. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 2, p. 38-47, 2009.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de análise em saúde e vigilância de doenças não transmissíveis. Vigitel Brasil 2021: Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021.

BRASIL. Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde 2019: percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

BRASIL. Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde 2013: percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.

CARNEIRO, Jair Almeida; GOMES, Caio Augusto Dias; DURÃES,Welinton; JESUS, David Rodrigues de; CHAVES, Keitlen Lara Leandro; LIMA, Cassio de Almeida; COSTA, Fernanda Marques da; CALDEIRA, Antonio Prates. Autopercepção negativa da saúde: prevalência e fatores associados entre idosos assistidos em centro de referência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 3, p. 909-918, 2020.

CARVALHO, Alice Teles de. Desigualdades na autopercepção de saúde: uma análise para populações do Brasil e de Portugal. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 11, p. 2449-2461, 2015.

COELHO, Dantas; AVILA, Maria Thereza; SANTOS, Vanessa Prado dos; CARMO, Maria Beatriz Barreto do; SOUZA, Adailton Conceição de; FRANÇA, Carolina Pereira Xavier. Relação entre a autopercepção do estado de saúde e a automedicação entre estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 6, n. 1, p. 5–13, 2017.

CONFORTIN, Susana Cararo; GIEHL, Maruí Weber Corseuil; ANTES, Danielle Ledur; SCHNEIDER, Ione Jayce Ceola; d’ORSI Eleonora. Autopercepção positiva de saúde em idosos: estudo populacional no Sul do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 5, p. 1049-1060, 2015.

COSTA, Everton Garcia da. Educação a distância: uma nova (e única?) oportunidade para obter um diploma. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 26 out. 2020.

DENTON, Margaret; PRUS, Steven; WALTERS, Vivienne. Gender differences in health: a Canadian study of the psychosocial, structural and behavioural determinants of health. Social Science & Medicine, v. 58, n. 12, p. 2585-600, 2004.

FARIA, Elisangela Lopes de; SILVEIRA, Edilene Aparecida Araújo da; VIEGAS, Selma Maria da Fonseca. Everyday undergraduate experiences and the impact on students’ mental health: scoping review. SciELO Preprints, 2021.

FERNANDES, Stéfani Martins; HENN, Leonardo Guedes; KIST, Liane Batistela. Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, e21911551, p. 1-24, 2020.

GE, Lixia; ONG, Reuben; YAO, Chun Wei; HENG, Bee Hoon. Effects of chronic diseases on health-related quality of life and self-rated health among three adult age groups. Nursing & Health Sciences, v. 21, n. 2, 214–222, 2019.

GOMES, Marília Miranda Forte; PAIXÃO, Luiz Alexandre Rodrigues da; FAUSTINO, Andrea Mathes; CRUZ, Rebeca Carmo de Souza; MOURA, LEIDES Barroso Azevedo. Positive self-perceived health markers in the older adult population in Brazil. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, eAPE02851, p. 1-8, 2021.

GUILHERME, Janaína Alves; VERMELHO, Sônia Cristina Dias Soares; MATSUDA, Ely Mitie; YAMAGUCHI, Mirian Ueda. Satisfação dos usuários das redes de atenção à saúde após implantação do Programa Mais Médicos. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 7, n. 1, p. 112-128, 2018.

LINARD, Jair Gomes; MATTOS, Samuel Miranda; ALMEIDA, Italo Lenon Sales de; SILVA, Camila Brasileiro de Araújo; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Associação entre estilo de vida e percepção de saúde em estudantes universitários. Journal of Health & Biological Sciences, v. 7, n. 4, p. 374-381, 2019.

MACINTYRE, Sally; FORD, Graeme; HUNT, Kate. Do women “over-report” morbidity? Men’s and women’s responses to structured prompting on a standard question on long standing illness. Social Science & Medicine, v. 48, n. 1, p. 89-98, 1999.

MBOYA, Innocent B.; JOHN, Beatrice; KIBOPILE, Eneck S.; MHANDO, Lisbeth; GEORGE, Johnston; NGOCHO, James S. Factors associated with mental distress among undergraduate students in northern Tanzania. BMC Psychiatry, v. 20, n. 1, p. 1-7, 2020.

MEDEIROS, Sarah; SILVA, Lorena Santos Rocha; CARNEIRO, Jair Almeida; RAMOS, Gizele Carmen Fagundes; BARBOSA, Ana Teresa Fernandes; CALDEIRA, Antônio Prates. Fatores associados à autopercepção negativa da saúde entre idosos não institucionalizados de Montes Claros, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 11, p. 3377-86, 2016.

MIKOLAJCZYK, Rafael T., BRZOSKA, Patrick; MAIER, Claudia; OTTOVA, Veronika; MEIER, Sabine; DUDZIAK, Urszula; ILIEVA Snezhana;ANSARI, Walid El. Factors associated with self-rated health status in university students: a cross-sectional study in three European countries. BMC Public Health, n. 8, 2008.

MOLARIUS, Anu; KENNETH, Berglund; ERIKSSON, Charli; LAMBE, Mats; NORDSTRÖM, Eva; ERIKSSON, Hans G.; FELDMAN, Inna. Socioeconomic conditions, lifestyle factors, and self-rated health among men and women in Sweden. European Journal of Public Health, Oxford, v. 17, n. 2, p. 125-133, jun. 2006.

OLIVEIRA, Aislan José de; TRIGO, Álvaro Augusto; FERRO, Luiz Roberto Marquezi; REZENDE, Manuel Morgado Programa Universidades Promotoras de saúde como proposta de Promoção da saúde dentro das Universidades. Amazônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 23, n. 2, p. 383-400, 2019.

PAGOTTO, Valéria; BACHION, Maria Márcia; SILVEIRA, Erika Aparecida. Autopercepção da saúde por idosos brasileiros: revisão sistemática da literatura. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 33, n. 4, p. 302-310, abr. 2013.

PAVÃO, Ana Luiza Braz; WERNECK, Guilherme Loureiro; CAMPOS, Mônica Rodrigues. Autopercepção do estado de saúde e a associação com fatores sociodemográficos, hábitos de vida e morbidade na população: um inquérito nacional. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 4, p. 723-734, abr. 2013.

PONTE, Michelle Alves Vasconcelos; FONSECA, Sandra Celina Fernandes; CARVALHAL, Maria Isabel. A universidade como espaço promotor de culturas saudáveis. Revista Contexto & Educação, v. 34, n. 107, p. 288–298, 2019.

REICHERT, Felipe Fossati; LOCH, Mathias Roberto; CAPILHEIRA, Marcelo Fernandes. Self-reported health status in adolescents, adults and the elderly. Ciência & saúde coletiva, v. 17, n. 12, p. 3353, 2012.

SCHEFFER, Mario; CASSENOTE, Alex; GUERRA, Alexandre; GUILLOUX, Aline Gil Alves; BRANDÃO, Ana Pérola Drulla; MIOTTO, Bruno Alonso; ALMEIDA, Cristiane de Jesus; GOMES, Jackeline Oliveira; MIOTTO, Renata Alonso. Demografia Médica no Brasil 2020. São Paulo: FMUSP/CFM, 2020.

SZWARCWALD, Célia Landmann; DAMACENA, Giseli Nogueira; SOUZA JUNIOR, Paulo Roberto Borges de; ALMEIDA, Wanessa da Silva de; LIMA, Lilandra Torquato Medrado de; MALTA, Deborah Carvalho; STOPA, Sheila Rizzato; VIEIRA, Maria Lúcia França Pontes; PEREIRA, Cimar Azeredo. Determinantes da autopercepção de saúde no Brasil e a influência dos comportamentos saudáveis: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 18, supl. 2, p. 33-44, dez. 2015.

VERROPOULOU, Georgia. Specific versus general self-reported health indicators predicting mortality among older adults in Europe: disparities by gender employing SHARE longitudinal data. International Journal of Public Health, v. 59, n. 4, p. 665-678, 2014.

ZANESCO, Camila; BORDIN, Danielle; SANTOS, Celso Bilynkievycz do; MÜLLER, Erildo Vicente; FADEL, Cristina Berger. Factors determining the negative perception of the health of Brazilian elderly people. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 3, p. 283-292, 2018.

Publicado
2023-06-17
Como Citar
Hartmann, J. B., & Yamaguchi, M. U. (2023). Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 352-367. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.17599