O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante

Resumo

Este estudo pretende promover a dialética sobre o fenômeno das migrações no Brasil e como o ensino de sociologia pode contribuir para a real valorização e emancipação do migrante. Percebe-se que majorante dos trabalhos sobre esses coletivos não contemplou questões voltadas sobre as formas de integração sociocultural das crianças e adolescentes no âmbito escolar do país. O percurso metodológico do presente trabalho desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, conjugada a análise de dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas- IPEA (2015), bem como do censo escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, entre os anos de 2010 a 2019, realizado pelo Observatório das Migrações Internacionais-OBMIGRA (2020). Buscou-se, levantar dados sobre migração contemporânea no Brasil, correlacionar informações sobre os principais desafios enfrentados por este público no país e o seu atual contexto no cenário educacional brasileiro. Os resultados demonstram que 34,8% das crianças imigrantes no Ensino Infantil frequentavam creches e cerca de  ⅔  delas estavam na pré-escola. Destaca-se, ainda, que países como Venezuela e Haiti responderam por 31,1% dos estudantes migrantes matriculados no Ensino Fundamental em 2019. Constata-se, que 27,6% dos alunos imigrantes no Ensino Médio, apresentavam faixa etária ≥  a 18 anos de idade e entre os jovens estudantes haitianos (61%) existiram altas taxas de defasagem escolar no país.  Considera-se, que a disciplina de sociologia pode contribuir para a integração e valorização sociocultural das crianças e adolescentes imigrantes no Brasil.

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Biografia do Autor

Josuel Belo dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestrando em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Ensino de Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisador do Observatório de Ciências Criminais e Direitos Humanos e do grupo de pesquisa sobre refúgio e migração da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-UFGD.

Verônica Maria Bezerra Guimarães, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Unb. Mestre em Direito Público pela UFPE. Graduada em Direito pela Unicap. Líder do Grupo de Pesquisa Ecofenomenologia, Ciência da Sustentabilidade e Direito. Professora adjunta nos cursos de graduação e no mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

João Bosco de Moura Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Administração pela Universidade de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre e graduado em Administração pela UFMS. Docente vinculado a Universidade Federal de Mato grosso do Sul (UFMS).

Gustavo de Souza Preussler, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Direito Penal pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ. Docente de Processo Penal, Direito Penal e Criminologia do curso de Direito e do Programa de Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Líder do Observatório de Ciências Criminais e Direitos Humanos (UFGD).

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Santos, J. B. dos, Guimarães, V. M. B., Bosco de Moura Filho, J., & Preussler, G. de S. (2023). O ensino de sociologia como parte integrante do processo educacional de emancipação do migrante. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 158-180. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17627