Práticas parentais de educar crianças e adolescentes no contexto da pandemia de Covid-19

Resumo

O estudo teve por objetivo discutir sobre as práticas parentais que favorecem o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes no contexto da pandemia de Covid-19, analisando as epistemes de família na sociedade contemporânea e os estilos parentais de educar advindos dos contextos familiares no final do século XX e nas primeiras décadas do século XXI. A qualidade das relações humanas, conforme estudos realizados, pode favorecer o desenvolvimento tanto da pessoa (experiência de integração) quanto da sociedade (fonte de socialização e educação). Trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho teórico/bibliográfico e exploratório nas epistemes de família defendidas por Urie Bronfenbrenner (bioecológica) e Pierpaolo Donati (relacional); nas investigações sobre os estilos parentais de educar desenvolvidos pela professora Dra. Lídia Weber da Universidade de Brasília; e nas formas de envolvimento que podem interferir no desenvolvimento infanto-juvenil, indicadas pela socióloga norte-americana Joyce Epstein. Os resultados da pesquisa indicam a importância da família para o processo de desenvolvimento humano que tem origem na infância e se estende por toda a vida por meio de afetos e vínculos parentais.

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Biografia do Autor

Fernando de Almeida Silva, Universidade Tiradentes (UNIT) - Aracaju - SE

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju / SE.  Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - Salvador/BA. Professor de Filosofia na rede estadual de ensino da Bahia e de História na rede municipal de ensino de Jaguaquara – BA (atual). Membro associado do Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos (registro 96-2021). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura – GETIC/UNIT/CNPq. 

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes (UNIT) - Aracaju - SE

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística pela mesma Instituição. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIT). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE. Líder do Grupo de pesquisa: Educação, Tecnologia da In- formação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (UFBA/CNPq).

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Silva, F. de A., & Porto , C. de M. (2023). Práticas parentais de educar crianças e adolescentes no contexto da pandemia de Covid-19. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 281-294. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.17656