A casa: modos de fazer docência

Resumo

O que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência.

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Biografia do Autor

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Agradecimento aos/as colegas professores e professoras que enviaram suas fotografias para que esse exercício e escrita fosse possível.

Referências

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Dal Pont, K. R. (2023). A casa: modos de fazer docência. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 58-74. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17716