A casa: modos de fazer docência
Resumo
O que imagens da casa podem nos dizer dos lugares, tempos e espaços que habitamos com a pandemia de covid-19? Este texto apresenta exercícios de atenção realizados com um conjunto de imagens de espaços de estudo, pesquisa e docência enviados por professores e professoras. Esses exercícios com as imagens são modos de ter atenção ao mundo e às especificidades dos lugares nesse período da pandemia. Emanuelle Coccia e a noção de “revolução doméstica” nos fazem pensar o que a casa é, e como torna a vida possível na pandemia. Doreen Massey e o “sentido progressista de lugar” nos colocam nesse jogo entre um modo estático e outro processual de refletir o conceito de lugar. Jorge Larrosa e Karen Rechia afirmam a noção de “exercício” como um modo de ler e compreender a docência. Ao refletir sobre o conjunto de 39 imagens recebidas, com Georges Didi-Huberman, a noção de “montagem” e a relação com as “dessemelhanças” dão pistas de como escrever e agir com as fotografias. Essas imagens nos dão a ver pela experimentação com a escrita, a invenção de pequenas políticas de afeto e atenção com os lugares-casa e com a docência.
Downloads
Referências
BONA, Touan Dénètem. Cosmopoéticas do refúgio. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2020.
BUTLER, Judith. Traços humanos nas superfícies do mundo. Coleção Pandemia Crítica. São Paulo: Editora n-1, 2020. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/75. Acesso em: 11 mai. 2021.
COCCIA, Emanuele. Revertendo o monasticismo global. Coleção Pandemia Crítica. São Paulo: Editora n-1, 2020. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos . Acesso em: 9 jul. 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou o Gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2018.
FERRAZ, Sílvio. Para uma arte que se inventa a todo tempo cabe uma ferramenta de análise que se invente junto com esta arte. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, 2014, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, UEL, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/encom/pages/programacao-geral.php. Acesso em: 2 dez. 2022.
GENET, Jean. O ateliê de Giacometti. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
HOOKS, BELL. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. 2 ed.
KOHAN, WALTER. Educar em tempos de pandemia? https://www.youtube.com/watch?v=8mQ_dyTRwo8. Centro de Estudos Avançados da UFRJ, 28 de abril de 2021.
LARRORA, Jorge; RECHIA, Karen C. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
LOPONTE, Luciana Grupelli. Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para docência. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 643-658, jul./dez. 2014.
MARQUES, Ana Martins; JORGE, Eduardo. Como se fosse a casa (uma correspondência). São Paulo: Editora Relicário, 2017.
MASSEY, Doreen. Um sentido global de lugar. In: ARANTES, Antônio A. (org). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p.177-185.
ROLNIK, Raquel. Pandemia aprofundou crise de moradia, diz colunista. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/radio-usp/pandemia-aprofundou-crise-de-moradia-diz-colunista/. Acesso em: 29 abr. 2021.
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.