A escola fora do armário: por uma pedagogia e um currículo queer

Resumo

A imposição do processo de normalização pelas instituições escolares revela sua natureza violenta. Tanto a pedagogia quanto o currículo são concebidos a partir de uma perspectiva cisheteronormativa, na qual se inserem coercivamente nos corpos e nas subjetividades comportamentos considerados normais, esperados e desejáveis. O binarismo limitante (homem/mulher) não permite “desvios”, separa e delimita as fronteiras entre as expressões masculinas e femininas.  Qualquer forma de transgressão dessa norma é repudiada, estabelecendo comportamentos que supostamente deveriam ser exclusivos de um gênero e nunca, em hipótese alguma, ser expressos pelo outro (atribuindo certas atividades como "coisas de meninas" ou "coisas de meninos"). A escola cisheteronormativa atua enquanto uma tecnologia de produzir corpos e subjetividades dóceis, “normais” e morais. A proposta de uma pedagogia e de um currículo queer vem bagunçar o padrão, é uma aposta pelas diferenças e pelos desvios. Essa abordagem é desafiadora, insubmissa e dissidente. Dessa forma, é preciso tirar a escola do armário, estranhar a pedagogia e o currículo hegemônico, problematizar as certezas e normalizações construídas e reproduzidas ao longo do tempo. Para tanto, fundamentados em uma revisão bibliográfica, apresentamos uma discussão teórica que examina as problemáticas ligadas à pedagogia e ao currículo hegemônicos. Em contraposição, propomos uma abordagem queer, que busca romper com a norma, sendo "estranha", "excêntrica", desconfortável e inquietante.

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Biografia do Autor

Marcos Oliveira de Novaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Doutorando em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Novaes, M. O. de. (2023). A escola fora do armário: por uma pedagogia e um currículo queer. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 265-277. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17717