Surdidade, transgeneridade e uma abordagem interseccional para a educação ética de pessoas trans e de pessoas surdas

Resumo

Este trabalho, de inspiração metodológica ensaística, é um desdobramento de uma pesquisa de conclusão de curso da pessoa primeira autora deste texto e propõe um exercício de reflexão teórica e conceitual na discussão dos usos políticos e sociais do termo interseccionalidade, especificamente na relação entre os movimentos sociais de pessoas surdas e de pessoas trans. Através  de um estudo exploratório do tema, buscamos com nosso levantamento bibliográfico inicial dar a ver modos como a interseccionalidade pode ser uma potente ferramenta analítica no campo da educação para ambos os movimentos sociais citados, compreendendo os usos e discursos para ensaiar pontos de aproximação/intersecção - e também de fronteiras e afastamentos - que possam auxiliar na defesa e reivindicações de uma existência digna para pessoas trans, para pessoas surdas e para pessoas trans e surdas. Nessa direção, partimos da premissa que movimentos sociais protagonizados por grupos minoritários em suas especificidades possuem pontos em comum que podem oferecer conceitos, teorias e estratégias capazes de auxiliar nas lutas enfrentadas por movimentos sociais de forma mais ampla. Acredita-se que este estudo pode se somar às discussões interseccionais já propostas no campo educacional, contribuindo tanto com os estudos na área da educação de surdos, quanto com os debates de gênero com foco na transgeneridade na educação.

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Biografia do Autor

Idris Bonilha Mateus, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Bacharel em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ester Chaves Pessoa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Bacharela em Tradução e Intepretação em Libras/Língua Portuguesa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Janaina Cabello, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Mateus, I. B., Chaves Pessoa, E., & Cabello, J. (2023). Surdidade, transgeneridade e uma abordagem interseccional para a educação ética de pessoas trans e de pessoas surdas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 230-248. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17728