Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
Resumo
O presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização.
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