Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta

Resumo

O presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização.

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Biografia do Autor

Jonathan Vicente da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista CAPES/PROEX. Integrante do Lola: Grupo de Pesquisa em Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade (UNISINOS/PPGEdu/CNPq).

Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenadora do - Grupo de Pesquisa em Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade (Unisinos/PPGEdu/CNPq).

Catharina da Cunha Silveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora e pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Lola. Professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre, atua na gestão da condicionalidade da Educação do Programa Bolsa-Família. Pesquisadora colaboradora do Lola - Grupo de Pesquisa em Trabalho Docente, Gênero e Sexualidade (Unisinos/PPGEdu/CNPq).

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Silva, J. V. da, Dal’Igna, M. C., & Silveira, C. da C. (2023). Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 214-229. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17734