Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar

Resumo

Este artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador.

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Biografia do Autor

July Roberta dos Santos Amorim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Especialista em Educação Física escolar na Perspectiva Inclusiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Amorim, J. R. dos S., Fonseca, M. P. de S. da, & Brito, L. T. de. (2023). Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 374-389. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17736