Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades

Resumo

O objetivo principal desse ensaio foi apresentar a relação entre o pensamento pan-africanista e educação a partir do ensino das africanidades. O fundamento metodológico utilizado foi a afrodescendência, através da qual adentramos os territórios e ao investigar sua história e cultura reconhecemos suas africanidades. A identificação e a compreensão das africanidades propicia um enfrentamento ao pensamento eurocêntrico que é a base da educação brasileira. O eurocentrismo busca impedir um entendimento crítico da realidade, inclusive o açambarcar do protagonismo social negro, o que recai em formas equivocadas de tratar as diferenças étnico-raciais. A suplantação da perspectiva eurocêntrica só será possível com uma mudança de paradigma científico, como o Pan-Africanismo, que ao longo dos anos vem influenciando a emergência de referenciais teórico-metodológicos específicos. Para esse estudo utilizando-nos do referencial metodológico percursos urbanos propomos a ação de um percurso urbano, cujo foco é o açambarcar das africanidades através da técnica da taipa. Espacializamos nosso olhar e trouxemos um panorama do distrito de Ourânia, localizado no município de Natividade-RJ. Numa perspectiva transdisciplinar propomos um trabalho com as disciplinas Geografia, História, Português e Artes. Os percursos urbanos nos levam a constatar e entender as africanidades de determinado lugar, sendo relevante para a efetivação da Lei 10639/03.  

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Biografia do Autor

Meryelle Macedo da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Márcia Aparecida de Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rafael Ferreira da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Henrique Cunha Junior, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politecnico de Loraine. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Silva, M. M. da, Souza, M. A. de, Ferreira da Silva, R., & Cunha Junior, H. (2023). Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 98-117. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17737