Educação e fronteiras: por uma unidade na diversidade

Resumo

No mundo contemporâneo, com o avanço da internet e as demais tecnologias digitais que permitem a aproximação de lugares e pessoas, há quem acredite que as fronteiras deixaram de existir. Questionando tal perspectiva, este estudo pretende refletir sobre como as fronteiras visíveis e invisíveis ainda estruturam historicamente e culturalmente a América Latina, e de maneira mais específica, problematizar a relação da linha abissal com a produção de fronteiras invisíveis que fortalecem hierarquias e processos de diferenciação no campo do conhecimento. Para isso, aproximamos o pensamento fronteiriço e a proposta de unidade na diversidade na busca por trabalhar com as Epistemologias do Sul, trazendo-as para o contexto da crítica decolonial ao contexto latino-americano que vem identificando e denunciando as hierarquias de poder e os processos de desumanização que os constituem. Neste ensaio teórico, de modo a flexibilizar as fronteiras críticas e pós-críticas, construiu-se uma aproximação epistemológica para discutirmos a proposta freiriana de unidade na diversidade como prática dialógica e humanizadora na educação. A partir disso, compreendemos que as fronteiras não deixaram de existir, ao mesmo tempo em que elas causam atritos, também promovem encontros, o que nos impulsiona a abrir horizontes mais plurais para além das dicotomias presentes no campo epistêmico.

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Biografia do Autor

Marília Claudia Favreto Sinãni, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS) e Mestre em Educação UFPel/RS. 

Álvaro Veiga Júnior, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bolsista CAPES. Mestre em Educação pela UFPEL. Membro do grupo Mariposas (CNPq/UFPel).

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS).

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Publicado
2023-09-15
Como Citar
Sinãni, M. C. F., Veiga Júnior, Álvaro, & Accorssi, A. (2023). Educação e fronteiras: por uma unidade na diversidade. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 311-328. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.17738