Crianças com deficiência (também) criam performance?!

Resumo

Neste texto, compartilhamos o processo e resultados da metodologia de intervenção (primeiro momento) de um projeto de pesquisa realizado junto à comunidade da APAE, que busca compreender de que forma crianças com deficiência se envolvem na realização de práticas artísticas e musicais e quais são os processos educativos decorrentes da realização dessas práticas. A intervenção (15 encontros ao todo) foi realizada com base nos princípios pedagógicos do educador brasileiro Paulo Freire e o referencial teórico se sustenta principalmente nos conceitos de práticas sociais e educação para crianças com deficiência. De natureza qualitativa e inspiração fenomenológica, os instrumentos de coleta de dados foram os diários de campo, fotos, filmagens e entrevistas, com posterior análise ideográfica e nomotética (segundo momento). Como considerações, mesmo em face das inúmeras dificuldades e desafios enfrentados, podemos dizer que crianças com deficiência são capazes de aprender letras e melodias, intervir/questionar/modificar letras de canções, movimentar-se e executar percussão corporal, compreender e atuar no contexto do desenrolar de uma história, aguardando a vez de falar/cantar/percutir/encenar, enfim, comportar-se como ator social, pessoa no mundo de diferentes condições e possibilidades.

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Biografia do Autor

Lorena Lombardi, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), bolsista PAPq/UEMG.

Denise Andrade de Freitas Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós-doutorado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Ituiutaba. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de estudos interdisciplinares em Arte, Educação e Psicologia.

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Lombardi, L., & Martins, D. A. de F. (2023). Crianças com deficiência (também) criam performance?!. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 312-333. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.17833