A implementação de uma política educacional no contexto da pandemia da Covid-19: o Programa Aprendizagem na Idade Certa no Cariri cearense

Resumo

O mundo foi abalado, em 2020, por uma crise sanitária elevada ao termo pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças do mundo todo foram afastadas das salas de aulas. O Ceará adotou uma política de isolamento social, com atenção especial para o ensino remoto e práticas que promovessem uma educação com equidade. A proposta deste estudo consiste em analisar a implementação do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), no contexto da pandemia da Covid-19, partindo da percepção de professores sobre a política educacional. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com um questionário aplicado a 172 professores do Cariri, com 39 questões, no total, das quais 34 eram questões fechadas e cinco questões abertas. Neste estudo, foram utilizadas as cinco questões abertas constantes no final do questionário.  As análises identificaram que a implementação aconteceu com estratégias promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em conjunto com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede). No entanto, hipóteses apresentadas ressaltam que os apontamentos desses órgãos podem não ter sido suficientes e facilitaram a discricionariedade, por parte dos agentes implementadores. Estratégias como acolhimento, atividades impressas, videoaulas, atividades e aulas remotas, foram fundamentais para a diminuição das desigualdades e a promoção de um ensino de qualidade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Pedagogia: gestão e docência e em Direitos Humanos e questão social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Graduado em Pedagogia e em Filosofia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Graduando em Ciências Sociais pela UFMS/CPNV. 

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Publicado
2023-06-17
Como Citar
Duarte, R. G. (2023). A implementação de uma política educacional no contexto da pandemia da Covid-19: o Programa Aprendizagem na Idade Certa no Cariri cearense. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(23), 259-280. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.17892