Espaços heterotópicos: possibilidades para a ocorrência de (re)ações

Resumo

O presente artigo realiza problematizações acerca da emergência de contraespaços como possibilidade de inclusão de pessoas com deficiência visual no campo da Química. Para tecer tais problematizações utilizamos o conceito de heterotopia proposto por Michel Foucault. O material empírico analisado corresponde aos dados de uma entrevista realizada com uma professora de Química com cegueira congênita e com os dados obtidos em uma oficina realizada com uma turma de licenciatura em Química. Deste modo, é possível realizar aproximações e distanciamentos sobre as possibilidades de uma Química invisual na concepção desses diferentes sujeitos que ocupam o espaço de modos diferentes, pessoas com e sem deficiência visual, fato que possibilitou o entendimento da existência de condições necessárias para a ocorrência de espaços heterotópicos dentro dos espaços escolares em que já nos encontramos assujeitados e conformados a um processo de ensino-aprendizagem dependente da visão. A emergência de espaços heterotópicos no contexto da inclusão de pessoas com deficiência visual abre possibilidades para reagir e transpor os limites impostos pelo discurso vigente de uma Química visual.

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Biografia do Autor

Tatiane Estácio de Paula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente de Química do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Avançado Sombrio.

Rochele de Quadro Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-doutorado em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS.

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Paula, T. E. de, & Loguercio, R. de Q. (2023). Espaços heterotópicos: possibilidades para a ocorrência de (re)ações. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 390-412. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.18008