Transtorno Opositor Desafiador: estratégias e concepções pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS

Resumo

O Transtorno opositor desafiador (TOD) é um transtorno disruptivo, do controle de impulsos e da conduta, caracteriza-se por um padrão de comportamentos hostis, desafiadores e desobedientes, iniciados normalmente entre seis e oito anos de idade. Crianças com essa faixa etária estão nos primeiros anos do ensino fundamental, etapa importante da escolarização e alfabetização a qual prioriza o desenvolvimento intelectual e pessoal. Estabelecer estratégias que atendam as práticas inclusivas pelos docentes facilita o processo de ensino-aprendizagem para atender às necessidades dessas crianças. O objetivo geral deste estudo foi investigar a concepção sobre TOD e as estratégias pedagógicas utilizadas por professores no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem qualitativa, composto por 14 professores dos anos iniciais de 1 escola da rede pública municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Como técnica de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada e observações através de um diário de campo. Os resultados foram discutidos à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011) e apontam a importância do tema para a sociedade. Os resultados gerados mostram a falta de políticas públicas (legislação, estudos científicos, divulgação) voltadas ao atendimento da criança com TOD no ambiente escolar, bem como as fragilidades e barreiras enfrentadas pelos professores. Assim, evidenciando a necessidade de formações específicas de forma permanente e/ou contínua para a inclusão efetiva de crianças com o transtorno em um ambiente oportuno de ensino-aprendizagem, favorecendo todo âmbito escolar em que esteja inserida.

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Biografia do Autor

Silvia Mossi Utzig, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus de Uruguaiana, RS, Brasil.

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, RS, Brasil.

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Utzig, S. M., & Balk, R. de S. (2023). Transtorno Opositor Desafiador: estratégias e concepções pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 329-350. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.18039