As políticas públicas para formação docente sob a ótica da práxis pedagógica inclusiva

Resumo

O artigo aborda o contexto das políticas públicas para formação docente na perspectiva inclusiva, partindo da análise das mesmas e posteriormente comparando com a realidade da prática docente. O objetivo foi investigar o preparo dos professores, em relação ao trabalho com alunos Público-Alvo da Educação Especial incluídos em classes regulares. O trabalho trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico e caráter exploratório. O trabalho justifica-se pelo cumprimento das políticas públicas e pelos direitos dos discentes ao ingresso na escola, sua permanência e aprendizado ao longo da vida. Os resultados apontam que os docentes carecem de formação para o trabalho com o Público-Alvo aqui citado e que as políticas públicas atuais, na perspectiva da formação docente para inclusão, precisam ser revistas para que possam atender à realidade existentes nas escolas.

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Biografia do Autor

Elaine Alves Leite, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (PGCTIn/UFF). Tutora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professora convidada do Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão da UFF. 

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Inclusão (PGCTIn/UFF). Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá.

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Publicado
2023-11-16
Como Citar
Leite, E. A., Braz, R. M. M., & Pinto, S. C. C. da S. (2023). As políticas públicas para formação docente sob a ótica da práxis pedagógica inclusiva. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 278-293. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.18160