Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras

Resumo

Neste trabalho, voltamo-nos para a compreensão da infância sob a égide da governamentalidade, com o objetivo de compreender as formas de organização da infância em sua interface com a surdez, bem como suas reverveberações na constituição do espaço escolar por meio de políticas e dispositivos legais. As reflexões aqui tensionadas podem contribuir para um olhar crítico acerca de como os olhares depositados sob os corpos surdos fazem emergir formas de condução de vidas pela lógica da governamentalidade democrática, isto é, por meio de movimentos de captura e assujeitamento em atendimento às demandas do maquinário neoliberal. Para além disso, indicam possíveis desdobramentos da manutenção de uma perspectiva essencialmente biológica sobre a surdez, e da língua de sinais como tecnologia de condução na educação de surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Nascimento, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Tássio Acosta, Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

Doutor Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

Referências

ABAMOWICZ, Anete. Sociologia da Infância: traçando algumas linhas. Contemporânea. 8, n. 2 p. 371-383Jul.–Dez. 2018. Disponível em https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/653/pdf Acesso em: 1 dez. 2022.

ACOSTA, Tássio; GALLO, Silvio. A educação em disputa no Brasil contemporâneo: entre os estudos de gênero, a dita ideologia de gênero e a produção de uma ‘ideologia de gênesis’. Educação, [S. l.], v. 45, n. 1, p. e92/ 1–28, 2020. DOI: 10.5902/1984644443607. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43607 Acesso em: 1 dez. 2022.

ACOSTA, Tássio; ALMEIDA, Paula Campi Locatelli de. Tá, mas e o relacionamento interpessoal, Sr. SARS-CoV2? A escola não é só conteúdo!. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, v. 3, p. 41-47, 2021. Disponível em https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/riel/article/view/1578. Acesso em: 2 dez. 2022.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BRANSON, Jan. MILLER, Don. Damned for their difference: the cultural construction of deaf people as disabled. Gallaudet University Press: Washington D.C, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 15 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 2 dez. 2022

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 dez. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 10 Volumes, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/pnld/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em: 15 ago. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series. Acesso em: 15 ago. 2023.

BRASIL. Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm. Acesso em: 15 ago. 2023.

BRASIL. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001a. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 2 dez. 2022.

BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial.MEC; SEESP, 2001b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 2 dez. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 2 dez. 2022.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5626-22-dezembro-2005-539842-publicacaooriginal-39399-pe.html. Acesso em: 2 dez. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. Institui o Dia Nacional dos Surdos. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/582218/publicacao/15814692. Acesso em: 2 dez. 2022.

BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. DOU de 26.6.2014 - Edição extra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 16 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 16 ago. 2023.

BRASIL. Decreto nº 9.906, de 9 de julho de 2019. Institui o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado e o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9906.htm. Acesso em: 16 ago. 2023.

BRASIL. Decreto nº 10.185, de 20 de dezembro de 2019. Extingue cargos efetivos vagos e que vierem a vagar dos quadros de pessoal da administração pública federal e veda a abertura de concurso público e o provimento de vagas adicionais para os cargos que especifica. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2019/decreto-10185-20-dezembro-2019-789637-publicacaooriginal-159749-pe.html. Acesso em: 16 ago. 2023.

CARVALHO, Alexandre Filordi; SILVIO, Gallo. Foucault e a governamentalidade democrática: a questão da precarização da educação inclusiva. Mnemosine Vol.16, no1, p. 146-160, 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/52688, Acesso em: 2 dez. 2022.

CARVALHO, Alexandre Filordi de e MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Anunciação e insurreição da diferença surda: contra-ações na biopolítica da educação bilíngue. child.philo [online]. 2016, vol.12, n.24, pp.391-415. ISSN 1984-5987. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/childphilo/v12n24/1984-5987-childphilo-12-24-00391.pdf. Acesso em: ago. 2023

CENTELHA. Ruptura. Editora: N-1 Edições, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia) - Vol. 1. Editora 34, 1ª Ed, 1995.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France. Sao Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2010.

GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v.42, 2012, p.48 - 64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 08 abr. 2020.

GALLO, Silvio. “O pequeno cidadão”: sobre a condução da infância em uma governamentalidade democrática In: RESENDE, H. (org.). Michel Foucault - O Governo da Infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 329-343.

GALLO, Silvio. René Schérer e a Filosofia da Educação: aproximações. In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015b, Florianópolis. 37ª Reunião Nacional da ANPEd - Resumos. Rio de Janeiro: Anped, 2015. v. 1. p. 247-247.

GALLO, Silvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1497-1523, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722. Acesso em: 10 abr. 2020.

INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: INES, 2008.

LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. Autêntica, 2017.

LOURO, Guacira Lopes. Corpos que escapam. Labrys estudos feministas. Número 4, agosto/dezembro, 2003. Disponível em https://www.labrys.net.br/labrys4/textos/guacira1.htm Acesso em: 1 dez. 2022

MASSCHELEIN, Jan. SIMONS, Maarten. A língua da escola: alienante ou emancipadora? IN: Elogio da Escola (Org.) Jorge Larrosa. Autêntica: 2017.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, revista do ppgav/eba/ufrj, n. 32, dezembro, 2016. Disponível em https://www.procomum.org/wp-content/uploads/2019/04/necropolitica.pdf. Acesso em: 2 dez. 2022.

NASCIMENTO, G. S. X; Das (Im)possibilidades teórico-metodológicas no ensino de língua portuguesa para surdos em contextos inclusivos. Revista Iniciação & Formação Docente, Uberaba, MG, v. 7, n. 3, p. 679-701, 2020. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/4988. Acesso em: 15 ago. 2023.

NASCIMENTO, Gabriel Silva Xavier; XAVIER, Eliezer Willian Simões Nascimento; FIDALGO, Sueli Salles. Deadly silence: the (lack of) access to information by deaf Brazilians in the context of Covid-19 pandemic. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 38, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/H9TYTXBrKQcPbVfCVjwpSbH/. Acesso em: 15 ago. 2023.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista [online]. 2010, v. 26, n. 1 Disponível em https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002. Acesso em: 1 dez. 2022

PRINS, B.; MEIJER, I. C.. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 155–167, jan. 2002.

PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. 7. ed., 1a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.

REZENDE, Patrícia Luiza. Apresentação Pública de Pós-Doutorado: Epistemicídio nas políticas públicas em educação de surdos. Campinas, 23 maio 2022. 1 vídeo (3h 26 min 25 s). Publicado pelo canal Faculdade de Educação da Unicamp. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DYDn045EfuU. Acesso em: 17 dez. 2022

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado (5ª ed.). São Paulo: Hucitec, 1997.

SCHÉRER, René. Émile perverti ou Des rapports entre l’éducation et la sexualité. Paris: Laffont, 1974.

SCHÉRER, René. Infantis. Belo Horizonte: Autêntica, 2009a.

SCHÉRER, René. Hacia una pedagogía pervertida. In: 10.000 Francos de Recompensa (El Museo de Arte Contemporáneo Vivo o Muerto) -actas del Encuentro. Madrid: Ministerio de Cultura/ADACE/SEASEX/UIA, 2009b, p. 208-237. Disponível em: https://www.accioncultural.es/media/Default%20Files/files/publicaciones/files/10000f_cast_def.pdf. Acesso em: 1 dez. 2022

SCHÉRER, René. Petit alphabet impertinant. Paris: Hermann, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos (Org.). Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35. Disponível em: https://repositorio.uasb.edu.ec/handle/10644/7426. Acesso em: 2 dez. 2022

WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Coloniality and decolonial pedagogy: To think of other education. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 26, p. 83, 2018. DOI: 10.14507/epaa.26.3874. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/3874 Acesso em: 2 dec. 2022.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
Nascimento, G., & Acosta, T. (2023). Infâncias, surdez e currículo: para pensar vidas outras. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 351-373. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.18166