Percepção dos discentes sobre as modalidades de ensino em uma instituição de educação superior brasileira

Resumo

Com o surgimento do surto de Covid-19, em 2020, as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que tomar medidas rápidas para que pudessem continuar ativas. Neste novo cenário, os docentes tiveram que aprender novas ferramentas para ministrar suas disciplinas online, e os discentes tiveram que se adaptar nesta nova forma de aprender. Dentro dessa realidade, a metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo identificar as principais vantagens e desvantagens das modalidades de ensino presencial, remoto e híbrido. Também é considerada uma pesquisa de campo, pois analisou a percepção de 61 discentes de uma IES brasileira sobre as principais vantagens e desvantagens dessas três modalidades. Como resultado, verifica-se que muitas desvantagens apresentadas no ensino presencial correspondem exatamente aos aspectos positivos do ensino remoto, como, por exemplo, no remoto existe a flexibilidade de tempo e horário e a gravação das aulas, o que não ocorre no presencial. Além disso, o ensino híbrido, que combina os benefícios dos ensinos presencial e remoto, pode ser considerado uma nova modalidade para ser adotada no futuro. Espera-se que este estudo possa contribuir com soluções para as desvantagens apresentadas em cada uma das três modalidades de ensino, visando aprimorar todo o processo de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Siqueira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda do Curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal Fluminense. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal Fluminense

Mirian Picinini Méxas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Curso de Graduação de Ciências Atuariais da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Geisa Meirelles Drumond, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Referências

ADEDOYIN, Olasile Babatunde; SOYKAN, Emrah. Covid-19 pandemic and online learning: the challenges and opportunities. Interactive Learning Environments, v. 31, n. 2, p. 863-875, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10494820.2020.1813180. Acesso em: 08 dez. 2021.

AGORMEDAH, Edmond Kwesi et al. Online Learning in Higher Education during COVID-19 Pandemic: A case of Ghana. Journal of Educational Technology and Online Learning, v. 3, n. 3, p. 183-210, 2020. Disponível em: https://dergipark.org.tr/tr/pub/jetol. Acesso em: 09 dez. 2021

ALIPOUR, Poupak. A Comparative Study of Online Vs. Blended Learning on Vocabulary Development Among Intermediate EFL Learners. Cogent Education, v. 7, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2331186X.2020.1857489. Acesso em: 08 dez. 2021.

ANDRADE, António José da Silva. Estratégias de ensino e aquisição de competências: o caso das unidades curriculares no domínio da matemática do 1º ciclo do ensino superior português. 2018. 239 f. Tese (Doutorado) – Universidade Lusófona de Humanidades Tecnologias, Instituto de Ciências da Educação, 2018. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/8956/1/Ant%C3%B3nio%20Andrade-2018.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.

ARAÚJO, Anna Raquel Lima; SOUSA, Larisse Marques Costa; CARVALHO, Rita Beatriz de Sousa; OLIVEIRA, Adélia Dalva da Silva; AMORIM, Fernanda Cláudia Miranda; SOUSA, Kayo Henrique Jardel Feitosa; ZEITOUNE, Regina Célia Gollner; DAMASCENO, Carolinne Kilcia Carvalho Sena. Remote work of nurse-professors in pandemic times. Escola Anna Nery, v. 25, n. spe, e20210198, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0198. Acesso em: 01 jan. 2022.

BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, p. 45-47, jun. 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf. Acesso em: 09 nov. 2023.

BAKONYI, Viktória; ILLÉS, Zoltán; VERMA, Chaman. Key element in online education to activate students with real-time tools. In: International Conference on Computation, Automation And Knowledge Management, Iccakm, 2nd, 2021, Dubai. Proceedings […] Dubai, United Arab Emirates: IEEE, 2021. p. 326–331. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICCAKM50778.2021.9357714. Acesso em: 08 dez. 2021.

BENITO, Águeda et al. Changes That Should Remain in Higher Education Post COVID-19: A Mixed-Methods Analysis of the Experiences at Three Universities. Higher Learning Research Communications, v. 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18870/hlrc.v11i0.1195. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, covid-19. Diário Oficial da União, 18 de março de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 09 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 34/2023, aprovado em 8 de agosto de 2023 - Alteração do Parecer CNE/CP nº 14, de 5 de julho de 2022 - Diretrizes Nacionais para o Ensino e Aprendizado. Brasília: MEC, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=252671-pcp034-23&category_slug=agosto-2023-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09. nov. 2023.

CASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida Sales de; NASCIMENTO, Paulo Augusto Meyer Mattos; RAMOS, Daniela Lima. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 111, p. 399–419, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108. Acesso em: 06 jan. 2022.

CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CARIUS, Ana Carolina. Teaching Performance on Educação Básica in Pandemic Time. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e105199, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236105199. Acesso em: 06 jan. 2022.

CONTRERAS HERNÁNDEZ, Helen; CORTINA SAINT ANDRÉ, Marco Antonio. La Nueva Realidad de la Educación Superior como derecho humano ante el COVID-19. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, v. 8, n. spe1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46377/dilemas.v8i.2563. Acesso em: 06 jan. 2022.

DHAWAN, Shivangi. Online Learning: A Panacea in the Time of covid-19 Crisis. Journal of Educational Technology Systems, v. 49, n. 1, p. 5–22, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0047239520934018. Acesso em: 09 dez. 2021.

DICERBO, Kristen E. et al. Individual Practice and Collaborative Inquiry: Instructional Configurations in a Simulation Environment. In: international Conference on Networking Andservices, 6th, 2010, Cancun, México. Proceedings […]. Cancun, México: IEEE, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICNS.2010.62. Acesso em: 09 dez. 2021.

FERMOZELLI, Juliana A.; CESARETTI, Mario Luis R.; BARBO, Maria Lourdes P. Blended learning strategies in teaching general pathology at a medical course. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 53, n. 3, p. 202–209, maio/jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/wrvWHf6Tm78PxGpb8rHnTsN/?lang=en. Acesso em: 06 jan. 2022.

FERNÁNDEZ, Constanza et al. COVID-19 pandemic accelerated virtual transformation in dental education: a multicenter review of remote teaching and teledentistry. RGO - Revista Gaúcha de Odontologia, v. 69, e20210029, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-86372021002920200171. Acesso em: 06 jan. 2022.

FERRI, Fernando; GRIFONI, Patrizia; GUZZO, Tiziana. Online Learning and Emergency Remote Teaching: Opportunities and Challenges in Emergency Situations. Societies, v. 10, n. 4, 2020. Disponível em: https://doi.org/ 10.3390/SOC10040086. Acesso em: 08 dez. 2021.

FINLAY, Mitchell J.; TINNION, Daniel J.; SIMPSON, Thomas. A virtual versus blended learning approach to higher education during the COVID-19 pandemic: The experiences of a sport and exercise science student cohort. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, v. 30, 100363, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2021.100363. Acesso em: 06 dez. 2021.

FUCHS, Kevin. Students’ Perceptions Concerning Emergency Remote Teaching During COVID-19: A Case Study between Higher Education Institutions in Thailand and Finland. Perspectives on Global Development and Technology, v. 20, n. 3, p. 278–288, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1163/15691497-12341595. Acesso em: 08 dez. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2012.

GHERHEȘ, Vasile; STOIAN, Claudia E.; FĂRCAȘIU, Marcela Alina; STANICI, Miroslav. E-learning vs. Face-to-face learning: Analyzing students’ preferences and behaviors. Sustainability (Switzerland), v. 13, n. 8, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13084381. Acesso em: 08 dez. 2021.

GUSSO, Hélder Lima; ARCHER, Aline Battisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHÃO, Fernanda Torres; LUCA, Gabriel Gomes de; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; PANOSSO, Mariana Gomide; KIENEN, Nádia; BELTRAMELLO, Otávio; GONÇALVES, Valquíria Maria. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Acesso em: 05 dez. 2021.

HAWES, Frances M.; MARRAPODI, Michael E.; COLLIGAN, Amanda. Technology Preparedness and the Impact on a High-Quality Remote Learning Experience: Lessons From COVID-19. Journal of Higher Education Theory and Practice, v. 21, n. 11, p. 41-53, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33423/jhetp.v21i11.4662. Acesso em: 05 dez. 2021.

HOSS, Thomas; ANCINA, Amancay Ancina; KASPAR, Kai. Forced Remote Learning During the COVID-19 Pandemic in Germany: A Mixed-Methods Study on Students’ Positive and Negative Expectations. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.642616. Acesso em: 09 dez. 2021.

ISLAM, Mohammad A.; NUR, Shakila; TALUKDER, Md. Shahrear. E-learning in the time of COVID-19: Lived experiences of three university teachers from two countries. E-Learning and Digital Media, v. 18, n. 6, p. 557–580, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/20427530211022924. Acesso em: 05 dez. 2021.

JUÁREZ-DÍAZ, Catalina; PERALES, Moisés. Language Teachers’ Emergency Remote Teaching Experiences During the COVID-19 Confinement. Profile Issues in Teachers` Professional Development, v. 23, n. 2, p. 121–135, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15446/PROFILE.V23N2.90195. Acesso em: 06 jan. 2022.

JURIŠEVIČ, Mojca; LAVRIH, Lana; LIŠIĆ, Amela; PODLOGAR, Neža; ŽERAK, Urška. Higher Education Students’ Experience of Emergency Remote Teaching during the Covid-19 Pandemic in Relation to Self-Regulation and Positivity. Center for Educational Policy Studies Journal, v. 11, n. spe., p. 241–262, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26529/cepsj.1147. Acesso em: 08 dez. 2021.

LE, Duc-Long; GIANG, Thien-Vu; HO, Dieu-Khuon. The impact of the COVID-19 pandemic on online learning in higher education: A Vietnamese case. European Journal of Educational Research, v. 10, n. 4, p. 1683–1695, Oct. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12973/EU-JER.10.4.1683. Acesso em: 05 dez. 2021.

LI, Na; WANG, Jie; ZHANG, Xiaojun; SHERWOOD, Roland. Investigation of face-to-face class attendance, virtual learning engagement and academic performance in a blended learning environment. International Journal of Information and Education Technology, v. 11, n. 3, p. 112–118, Mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18178/ijiet.2021.11.3.1498. Acesso em: 06 dez. 2021.

LI, Yichen; WANG, Hanyi. The Future of Remote Conferencing Platforms in China’s Online Education Market. In: International Conference On Big Data And Informatization Education, ICBDIE, 2nd, 2021, Hangzhou, China. Proceedings […]. Hangzhou, China, 2021. p.545-552. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICBDIE52740.2021.00130. Acesso em: 02 jan. 2022.

MEHLA, Lakshay; SHEOREY, Pratima Amol; TIWARI, Aviral Kumar; BEHL, Aastha. Paradigm shift in the education sector amidst COVID-19 to improve online engagement: Opportunities and challenges. Journal of Global Information Management, v. 30, n. 5, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4018/JGIM.290366. Acesso em: 06 dez. 2021.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015. p. 27-45. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wpcontent/uploads/2021/01/educa%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADbrida.pdf. Acesso em: 09 nov. 2023.

OLIVEIRA, Karla Siqueira de; MÉXAS, Mirian Picinini; DRUMOND, Geisa Meirelles. Avaliação das modalidades de ensino em uma instituição de ensino superior brasileira. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 19., 2022, Resende. Anais [...]. Resende, RJ: Faculdades Dom Bosco, 2022. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos22/37933105.pdf. Acesso em: 07 mar. 2023.

PINHO, Paloma de Sousa; FREITAS, Aline Macedo Carvalho; CARDOSO, Mariana de Castro Brandão; SILVA, Jéssica Silva da; REIS, Lívia Ferreira; MUNIZ, Caio Fellipe Dias; Araújo, Tânia Maria de. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, e00325157, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00325. Acesso em: 06 jan. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de Almeida. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra, out. 2008. Disponível em: https://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.

SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix dos; SILVA, Maria Elaine da; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 21, Suppl. 1, S237–S243, fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100013. Acesso em: 06 jan. 2022.

SARWAR, Huma; AKHTAR, Hira; NAEEM, Meshal Muhammad; KHAN, Javeria Ali; WARAICH, Khadija; SHABBIR, Sumaiya; HASAN, Arshad; KHURSHID, Zohaib. Self-Reported Effectiveness of e-Learning Classes during COVID-19 Pandemic: A Nation-Wide Survey of Pakistani Undergraduate Dentistry Students. European Journal of Dentistry, v. 14, p. S34–S43, Dec. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1055/s-0040-1717000. Acesso em: 09 dez. 2021.

SILVA, Carla Marins; TORIYAMA, Aurea Tamami Minagawa; CLARO, Heloísa Garcia; BORGHI, Camila Amaral; CASTRO, Thaís Rojas; SALVADOR, Pedro Ivo Camacho Alves. COVID-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, n. spe, e20200248, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248. Acesso em: 06 jan. 2022.

SILVA, Francisco Theogenes Macêdo; KUBRUSLY, Marcos; PEIXOTO JUNIOR, Arnaldo Aires; VIEIRA, Larissa Xavier Santiago da Silva; KRISTOPHERSON, Lustosa Augusto. Adaptações e repercussões nas vivências em escola de ensino híbrido durante a pandemia por Sars-CoV-2. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 2, e068, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200332. Acesso em: 06 jan. 2022.

SILVA, Lorena Elizabeth Araujo; OCHOA MOGROVEJO, Juan Felipe; VELEZ VERDUGO, Catalina. El claroscuro de la universidad ecuatoriana: los desafios en contextos de la pandemia de COVID-19. Revista Digital de Investigación em Docencia Universitaria, v. 14, n. 2, e1241, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.19083/10.19083/ridu.2020.1241. Acesso em: 06 jan. 2022.

SOUZA, Kátia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, e00309141, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309. Acesso em: 06 jan. 2022.

TRAVIESO, Mauro et al. #TecnoEduUNLP in times of lockdown: opportunities and tensions. InterCambios. Dilemas y transiciones de la Educación Superior, v. 7, n. 2, p. 119–131, 2020. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/pdf/ic/v7n2/2301-0126-ic-7-02-119.pdf. Acesso em: 06 jan. 2022.

TUCHLER, Aisha Futura. Learning during the COVID-19 Pandemic The Use, Features and Acceptance of Digital Learning Tools. Baltic Journal of Modern Computing, v. 9, n. 3, p. 303–332, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22364/bjmc.2021.9.3.06. Acesso em: 09 dez. 2021.

WANG, Xiaohui; XIA, Zhaomin. Application and experience of hybrid online teaching model based on Rain Classroom. In: International Conference on Modern Education And Information Management (ICMEIM), 2020, Dalian, China. Proceedings […]. Dalin, China: IEEE, 2020. p. 772–775. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICMEIM51375.2020.00172. Acesso em: 03 jan. 2022.

WARREN, Liz; REILLY, Dawn; HERDAN, Agnieszka; LIN, Yong. Self-efficacy, performance and the role of blended learning. Journal of Applied Research in Higher Education, v. 13, n. 1, p. 98–111, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JARHE-08-2019-0210. Acesso em: 05 dez. 2021.

WEIGHTMAN, Alison Lesle et al. A systematic review of information literacy programs in higher education: Effects of face to-face, online, and blended formats on student skills and views. Evidence Based Library and Information Practice, v. 12, n. 3, p. 20–55, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18438/B86W90. Acesso em: 05 dez. 2021.

XU, Xi; ZHAN, Guohua; LI, Zhihua. Research on new teaching platform under the background of “internet +.” In: International Conference On Information Technology In Medicine And Education (ITME), 10th, 2019, Qingdao, China. Proceedings […]. Qingdao, China: IEEE, 2019. p. 472–475. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ITME.2019.00111. Acesso em: 05 dez. 2021.

Publicado
2023-12-05
Como Citar
Siqueira de Oliveira, K., Picinini Méxas, M., & Meirelles Drumond, G. (2023). Percepção dos discentes sobre as modalidades de ensino em uma instituição de educação superior brasileira. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 242-266. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18245
Seção
Artigos de demanda contínua