Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: análise dos resultados do Projeto CEMADEN para a redução de riscos de desastres
Resumo
As mudanças climáticas são uma realidade percebida em todo o mundo. Podem ter causas naturais ou consequências da ação humana. Nesta pesquisa teve-se o objetivo de investigar a percepção das pessoas envolvidas no Projeto do CEMADEN para a redução de riscos de desastres e para o desenvolvimento da escola cidadã. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem transversal, e análise documental. Foram realizadas oito entrevistas e, posteriormente analisadas utilizando técnicas de História Oral e triangulação de dados. Concluiu-se que a pandemia covid-19 interferiu no desenvolvimento do Projeto e no seu resultado final. O Projeto foi estendido por mais um ano e as atividades foram retomadas após o mês de outubro de 2022. Os resultados desta pesquisa também revelaram que os jovens que participaram do Projeto e se comprometeram até o final do período, participaram de reuniões e elaboração e todo o processo de dados, alcançaram ótimos resultados escolares, sentiram-se valorizados e participantes de um grupo atuante.
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