Mapeamento internacional da produção científica sobre pesquisa narrativa e formação de professores

Resumo

Este artigo de revisão de literatura teve o objetivo de mapear a produção científica sobre Pesquisa Narrativa e formação inicial de professores, na base de dados da Scopus, no período de 2013 a 2023. O corpus de artigos foi sistematizado em planilha eletrônica e apresenta as principais bases teóricas da Pesquisa Narrativa, os instrumentos para a produção de dados e os tipos de análise empregados pelos pesquisadores narrativos. Os resultados destacam Jean Clandinin e Michael Connelly como referências mundiais neste campo de pesquisa qualitativa; as entrevistas emergem como o dispositivo mais recorrente para a produção de dados; e em termos de análise de dados, a pesquisa expõe múltiplos modos de tratamento e comunicação das experiências em forma de narrativas. Em suma, o artigo contribui ao campo da Pesquisa Narrativa, por identificar lacunas e sugerir direcionamentos para futuros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Professor Assistente do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). 

Amarildo Menezes Gonzaga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutor em Educação: Desenvolvimento Curricular pela Universidad de Valladolid (UVA). Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Referências

AIMI, Deusodete Rita da Silva; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Pesquisa narrativa: reflexões sobre produções dos últimos 14 anos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8403. Acesso em: 15 ago. 2023.

ALMANSSORI, Salsabel. Sexual violence prevention is missing in teacher education: perspectives of teacher candidates on prevention education. Sex Education, [S.l], p. 1-15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14681811.2022.2108391. Acesso em: 04 ago. 2023.

AUNI, Luthfi; ZULFIKAR, Teuku; AKMAL, Saiful; ALFIATUNNUR; DINA, Farah. International Teaching Internship: Development of Pre-Service Teachers’ Competences. The Qualitative Report, [S.l], v. 27, n. 12, p. 2761-2779, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2022.5457. Acesso em: 04 ago. 2023.

BOTHA, Carolina S. Turning Windows into Mirrors: Digital Stories as a Teaching Strategy to Explore the Apprenticeship of Observation in Pre-Service Teachers. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, [S.l], v. 20, n. 11, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26803/ijlter.20.11.1. Acesso em: 05 ago. 2023.

CABRERA-CUADROS, Valeska; SOTO-GARCIA, Claudia; LOPEZ-CARRETERO, Asunción. El saber de la experiencia del profesorado en la formación inicial: Reflexiones desde una asignatura de educación inclusiva. Revista Electrónica Educare, [S.l], v. 25, n. 3, p.125-144, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15359/ree.25-3.8. Acesso em: 05 ago. 2023.

CHAN, Elaine. Pedagogies of Working with Diversity: Research as Teacher Education – Learning about Student Diversity through Narrative Inquiry. International Teacher Education: Promising Pedagogies, [S.l], v. 22, p. 89-113, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/S1479-368720150000025001. Acesso em: 08 ago. 2023.

CHAVES, Silvia Nogueira. Docência: espaço de experimentação e formação. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115. p. 157-167, 2022. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5356. Acesso em: 25 ago. 2023.

CLANDININ, D. Jean. Engaging in narrative inquiry. New York: Routledge, 2013.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Personal experience methods. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S (Orgs.). Handbook of qualitative research in the social sciences. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994. p. 413-427.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Rhythms in teaching: The narrative study of teachers' personal practical knowledge of classrooms. Teaching and Teacher Education, [S.l], v. 2, n. 4, p. 377-387, 1986. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0742051X86900302. Acesso em: 10 mai. 2023.

CLANDININ, D. Jean; HUBER, Janice. Narrative inquiry. In: McGAW, Barry; BAKER, Eva; PETERSON, Penelope (Eds.). International Encyclopedia of Education. 3 ed. New York: Elsevier, 2010. p. 436-441.

CLANDININ, D. Jean; MURPHY, M. Shaun. Comments on Coulter and Smith: Relational ontological commitments in narrative research. Educational Researcher, v. 38, n. 8, p. 598–602, 2009. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25592174. Acesso em: 11 mai. 2023.

CLANDININ, D. Jean; ROSIEK, Jerry. Mapping a landscape of narrative inquiry: Borderland spaces and tensions. In: CLANDININ, D. Jean (Org.). Handbook of narrative inquiry: mapping methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2007. p. 35-75.

CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Narrative inquiry: A methodology for studying lived experience. Research studies in Music Education, [S.l], v. 27, p. 44-54, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1321103x060270010301. Acesso em: 06 set. 2023.

CROSSLEY, Michele. Narrative Analysis. In: LYONS, Evanthia; COYLE, Adrian. Analysing qualitative data in Psychology. London: SAGE, 2007. p. 131–144.

FERNÁNDEZ, Julio Hizmeri; FAJARDO, Roxana Hormazábal; DE LA BARRA, Alejandra Nocetti; CÓRDOBA, Pilar Guzmán. Acoger la vida para encender lo educativo: Una indagación narrativa de experiencias vividas por futuras docentes. Aula Abierta, [S.l], v. 50, n. 4, p. 729-736, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17811/rifie.50.3.2021.729-736. Acesso em: 05 ago. 2023.

GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago. Revelar-se ou ocultar-se? Apontamentos para pensar uma pesquisa educativa. In: GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago (Orgs.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 19-46.

JACSO, Peter. As we may search: Comparison of major features of the Web of Science, Scopus and Google Scholar citation-based and citation-enhanced databases. Current Science, [S.l], v. 89, n. 9, p. 1537-1547, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24110924. Acesso em: 06 mai. 2023.

KIM, Deoksoon; LI, Mimi. Digital storytelling: Facilitating learning and identity development. Journal of Computers in Education, [S.l], v. 8, n. 2, p. 33-61, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40692-020-00170-9. Acesso em: 06 set. 2023.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LISAHUNTER; ZAVROS-ORR, Agli; BRÖMDAL, Annette; HAND, Kirstine; HART, Bonnie. Intersex awareness and education: what part can health and physical education bodies of learning and teaching play?. Sport, Education and Society, [S.l], v. 29, n. 4, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13573322.2022.2115477. Acesso em: 04 ago. 2023.

OROZCO-MARTÍNEZ, Suana; DOMÍNGUEZ, Laura Pañagua; MARTOS-PÉREZ, María Victoria. La Creación Curricular en la Formación de Educadores: Una Exploración Sobre las Relaciones Educativas. Aula Abierta, [S.l], v. 50, n. 3, p. 737-744, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17811/rifie.50.3.2021.737-744. Acesso em: 05 ago. 2023.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017. Disponível em: http://grifars.ce.ufrn.br/publicacao/o-movimento-autobiografico-no-brasil-esboco-de-suas-configuracoes-no-campo-educacional/. Acesso em: 22 ago. 2023.

PINNEGAR, Stefiniee; DAYNES, Gary J. Locating narrative inquiry historically: Thematics in the turn to narrative. In: CLANDININ, D. Jean (Ed.). Handbook of narrative inquiry: Mapping a methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2007. p. 1-34.

PORTA, Luis; AGUIRRE, Jonathan. Intimidade. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (Orgs.). Dicionário de Pesquisa Narrativa. Rio de Janeiro, RJ: Ayvu, 2022. p. 223-232.

REIS, Graça. A Pesquisa Narrativa como possibilidade de expansão do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236123291vs01. Acesso em: 26 ago. 2023.

RIBEIRO, Tiago. Carta mínima para investigadores minúscules. Revista Educación, Mar del Plata, n. 21.2, p. 97-110, 2020. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/4577. Acesso em: 04 nov. 2023.

ROCHA, Leonor Paniago; REIS, Marlene Barbosa de Freitas. A pesquisa narrativa em educação especial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 884–899, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13500. Acesso em: 29 dez. 2023.

SOUTO-MANNING, Mariana. Critical narrative analysis: The interplay of critical discourse and narrative analyses. International Journal of Qualitative Studies in Education, [S.l], v. 27, n. 2, p. 159-180, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09518398.2012.737046. Acesso em: 20 out. 2023.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: Estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A Editora; Salvador: UNEB, 2006.

TRACY, Sarah J. Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. West Sussex, UK: John Wiley & Sons, 2019.

VÄHÄSANTANEN, Katja; ARVAJA, Maarit. The narrative approach to research professional identity: Relational, temporal, and dialogical perspectives. In: GOLLER, Michael; KYNDT, Eeva; PALONIEMI, Susanna; DAMŞA, Crina (Eds.). Methods for researching professional learning and development. Springer, Cham, 2022. p. 373-395.

VITANOVA, Gergana. Exploring Second-Language Teachers' Identities Through Multimodal Narratives: Gender and Race Discourses. Critical Inquiry in Language, [S.l], v. 13, n. 4, p. 261-288, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15427587.2016.1165074. Acesso em: 06 ago. 2023.

WILINSK, Bethany. “To tell you the truth, I did not choose early childhood education”: Narratives of becoming a pre-primary teacher in Tanzania. Teaching and Teacher Education, [S.l], v. 69, p. 33-42, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.09.021. Acesso em: 06 ago. 2023.

Publicado
2025-01-02
Como Citar
Negrão, F. da C., & Gonzaga, A. M. (2025). Mapeamento internacional da produção científica sobre pesquisa narrativa e formação de professores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 189-204. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20162