Prática docente: os desafios do ensino de ciências e biologia
Resumo
Muitos são os dilemas vivenciados pelos profissionais na área da educação, frente a este cenário é importante verificar os principais desafios em sala de aula, com intuito de potencializar a aprendizagem. Para tanto, analisar as inúmeras dificuldades nestes espaços requer uma busca incessante sobre os conteúdos ministrados, uma vez que o professor deve proporcionar ao aluno a curiosidade em aprender e pesquisar. Desta forma, é necessário buscar novos métodos de ensino que valorizem o saber científico dos discentes, introduzindo materiais e ferramentas que auxiliam neste processo de ensino-aprendizagem. O trabalho teve como objetivo levantar os principais desafios e metodologias da prática docente na atualidade, com finalidade de expor reflexões sobre os conteúdos e métodos adotados no ambiente escolar para melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos no Google acadêmico utilizando palavras-chave específicas que abordassem a temática. Como resultado, foram localizados 100 artigos direcionados ao ensino de Ciências e Biologia, que incluiram as maiores dificuldades e as metodologias mais utilizadas neste ensino. Através desta busca 55 dos artigos elencaram sobre os principais desafios e 45 dos artigos dispuseram de metodologias mais utilizadas no âmbito educacional. Desta forma, os maiores desafios estão direcionados a formação continuada devido ao despreparo de muitos profissionais e quanto às metodologias podemos destacar a influência das tecnologias digitais em sala de aula, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem.
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