Temas de gênero e sexualidade no ensino superior: a visão de acadêmicas de Pedagogia de Manaus

  • Felipe da Costa Negrão Universidade Federal do Amazonas
  • Marcio Gonçalves dos Santos Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar as concepções de gênero e sexualidade de acadêmicas do curso de Pedagogia de uma universidade privada de Manaus. A temática do estudo aborda temas em sexualidade e gênero na formação de professores, uma vez que as nove participantes faziam parte de uma matriz curricular em que a disciplina de Gênero e Educação seria estudada pela primeira vez. A pesquisa foi realizada a partir de grupo focal dividido em três sessões, sendo denominadas de passado, presente e futuro. Os dados foram obtidos por meio dos registros das experiências pessoais e coletivas das participantes acerca dos temas discutidos, evidenciando seus saberes e práticas, vinculando diretamente à futura profissão que irão exercer ao término do curso. Os resultados apontam para a importância de tais discussões no campo da formação de professores, bem como acerca da influência religiosa e familiar sobre as concepções das professoras em questão. Assim, espera-se que com a inserção da disciplina tenhamos melhores professores/as preparados/as para docência em diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas
Professor Substituto da Universidade Federal do Amazonas  (UFAM)Mestre em Educação em Ciências na Amazônia  (UEA)
Especialista em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos  (UEA)
Especialista em Neuropsicopedagogia (UNL) Especialista em Didática do Ensino Superior (UNL)Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8567946572619249
Marcio Gonçalves dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas
Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em convênio com a Universidade do Estado do Amazonas tendo como projeto de pesquisa análise de casos de Violência de Gênero a partir da história de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. 

Referências

BRASIL. Educação, Ministério e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental; Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 2, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. nº 13. 10. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Ensino Fundamental: orientação sexual. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CAETANO, M. Côncavo e convexo: os limites e sentidos do olhar. In: SILVA, F. F.; MAGALHÃES, J. C.; RIBEIRO, P. R. C.; QUADRADO, R. P. Sexualidade e escola: compartilhando saberes e experiências. 2º ed. Rio Grande: FURG, 2008.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CEB 1/99. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de abril de 1998.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONSECA, L. A. M. Metodologia científica ao alcance de todos. Manaus: Editora Valer, 2010.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: A vontade de saber. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FURLANI, J. Educação Sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S.V (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas escolas: Um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2008.

LOURO, G. L (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

__________ (org.). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16º ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S.V (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

VIEIRA, E. R. A discussão de gênero e sexualidade nas práticas cotidianas de sala de aula. In: SILVA, F. F.; MAGALHÃES, J. C.; RIBEIRO, P. R. C.; QUADRADO, R. P. Sexualidade e escola: compartilhando saberes e experiências. 2º ed. Rio Grande: FURG, 2008.

Publicado
2020-03-23
Como Citar
Negrão, F. da C., & Santos, M. G. dos. (2020). Temas de gênero e sexualidade no ensino superior: a visão de acadêmicas de Pedagogia de Manaus. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 176-198. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9241