INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?

  • Washington Cesar Shoiti Nozu UFGD
  • Marilda Moraes Garcia BRUNO UFGD

Resumo

O presente texto, caracterizado como um ensaio, propõe-se a compreender a emergência da proposta de inclusão escolar a partir de dois conceitos de duas perspectivas teóricas distintas: o conceito de ideologia marxista e o conceito de discurso foucaultiano. Portanto, configura-se num exercício de pensamento complexo (utiliza conceitos de abordagens teóricas distintas), ousado (pretende distanciar e aproximar ambos conceitos), e, talvez,  herético (considerando que, para muitos, estas perspectivas são irreconciliáveis), para refletir acerca de uma temática específica: a inclusão escolar do público-alvo da educação especial. Diante disso, chega-se à compreensão de que inclusão escolar enquanto ideologia possibilita revelar o substrato econômico que a nutre, bem como questionar quais interesses que se escondem por trás dessa proposta educacional. Da mesma forma, o entendimento da inclusão como discurso indica aspectos políticos que se manifestam nas diversas relações de poder que permeiam a equação deficiência-sociedade-Estado. Defende-se a perspectiva que, se os conceitos de ideologia e de discurso mostram-se distantes, os elementos que os sustentam - o econômico e o político, respectivamente - podem ser, com muita ousadia, articulados para a análise da constituição histórica da inclusão escolar. 

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Publicado
2015-05-26
Como Citar
Nozu, W. C. S., & BRUNO, M. M. G. (2015). INCLUSÃO ESCOLAR: IDEOLOGIA E/OU DISCURSO?. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(3), 1-17. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/851
Seção
Artigos de demanda contínua