Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação

  • Milene Dias Amorim Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Planejamento. Plano de Educação. Plano Municipal de Educação.

Resumo

Objetiva-se, nesse estudo discutir o espaço ocupado pelo plano municipal de educação nas agendas nacionais e apreender como os dispositivos Legais de sua exigibilidade têm surtido efeitos no âmbito educacional municipal. Atualmente, esse plano tem se constituído, perante as instâncias da área, como instrumento de efetivação da educação municipal pautada na qualidade social, principalmente por privilegiar a construção de um ensino contextualizado e atacar as descontinuidades das ações governamentais. Para tanto, trabalhou-se com análise bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como Saviani (1999 e 1998) e Bordignon (2009); e com análise documental que envolve instrumentos Legais; recorreu-se, também, a publicações realizadas por uma Organização Não Governamental e a dados estatísticos do MEC e IBGE. Constatou-se que, mesmo com o expressivo movimento, a partir de 2001, com o PNE, concernente à estruturação da cultura de planificação nos municípios por meio dos planos de educação, houve reações adversas por parte dos munícipes. Os dados estatísticos evidenciam que a morosidade em atender a esse movimento foi superada somente após a implantação do PNE/2014, porém, atualmente, tais números ainda não chegam aos dígitos totalizantes de estados e municípios brasileiros existentes, demonstrando um grande desafio ao novo PNE.

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Biografia do Autor

Milene Dias Amorim, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professora dos cursos de Pedagogia, Letras e Geografia do Centro de Ensino de Naviraí/MS (2011 - 2013); Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (2012 - 2013); Supervisora Pedagógica do SENAI, unidade de Naviraí (2013 - 2015); Professora das disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidades de Naviraí e Ivinhema (atualmente).

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Publicado
2017-07-16
Como Citar
Amorim, M. D. (2017). Apontamentos sobre o cenário atual de exigibilidade do Plano Municipal de Educação. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(7 (2017), 34-50. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3090
Seção
Artigos de demanda contínua