Uma ação de capacitação de professores para o ensino da temática indígena em Mato Grosso do Sul

  • Victor Ferri Mauro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Lei 11.645, formação de professores, história e cultura indígena, educação, diversidade cultural.

Resumo

Este artigo descreve as ações do projeto de extensão "Formação de Professores em História e Cultura Indígena" desenvolvido pela UFMS no município de Naviraí nos anos de 2012, 2013 e 2016 e analisa alguns de seus resultados que vêm beneficiando a sociedade regional. Viabilizado por recursos da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da citada universidade e coordenado pelo autor do presente texto, o projeto, na forma de curso presencial, promove palestras ministradas por pesquisadores especializados na temática dos povos originários - sendo alguns deles representantes desses povos - para professores da rede básica de ensino e estudantes de cursos de licenciatura. O objetivo é formar multiplicadores do conhecimento capacitados para atuar em sala de aula, abordando junto a crianças e jovens, questões como: as contribuições dos indígenas na formação da nação brasileira, a realidade indígena atual e a importância dos povos ameríndios na diversidade sociocultural do país e do estado. Dentre as metas buscadas destacam-se a desconstrução dos preconceitos raciais e o estímulo ao diálogo respeitoso para com as diferenças. O projeto assim contribui para a aplicação do ensino de História e Cultura Indígena nos estabelecimentos escolares tal como preconiza a Lei 11.645/2008. São apresentados aqui alguns resultados do projeto levantados a partir de relatos de frequentadores do curso narrando experiências profissionais em que aplicaram conhecimentos obtidos em sua participação na ação de extensão.

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Biografia do Autor

Victor Ferri Mauro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado
2017-07-16
Como Citar
Mauro, V. F. (2017). Uma ação de capacitação de professores para o ensino da temática indígena em Mato Grosso do Sul. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(7 (2017), 150-164. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3289
Seção
Artigos de demanda contínua