Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas

  • Karina Courel Maurício Instituição Prefeitura Municipal de SP
  • Gabriely Cabestré Amorim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão. Infância. Surdez. Formação de professores.

Resumo

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência nas escolas regulares, a Educação Inclusiva, é aquela que agrega os sujeitos respeitando suas diferenças, culturas e historicidade. A Educação Especial sendo uma modalidade que perpassa todos os níveis e etapas, também está presente na Educação Infantil, que atende a Primeira Infância. Este estudo teve como objetivo investigar a perspectiva de professores quanto ao atendimento oferecido aos bebês e crianças Surdas nos Centros de Educação Infantil - CEIs. Para isto foi elaborado e aplicado um questionário sobre a temática a 30 professores, funcionários de CEIs da rede Municipal da Prefeitura de São Paulo, sendo as 30, mulheres, com idades entre 21 e 50 anos, da região do Butantã. Os resultados desta pesquisa mostraram a opinião e a preocupação desses professores em relação à Educação Inclusiva, a importância de sua participação na construção de uma educação de qualidade, e sua insegurança quanto a sua formação para uma atuação que  otimize as potencialidades de todos os sujeitos. 

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Biografia do Autor

Karina Courel Maurício, Instituição Prefeitura Municipal de SP
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas Campos Salles, especialização em Educação Especial pela Faculdade Campos Elíseos, especialização em Educação Especial ênfase em Deficiência Auditiva pela UNESP.Experiência na Educação Especial de 2004 a 2007 pela prefeitura de Jandira. Atuação na Educação Infantil em SP de 2005 a 2015. Atualmente atua no CEFAI - Centro de formação e acompanhamento a Inclusão- SP
Gabriely Cabestré Amorim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Doutoranda em Educação na área de Educação Especial (UNESP - Marília). Mestre em Educação na área de Educação Especial - UNESP - Campus de Marília (2015). Possui graduação em Pedagogia pela UNESP - Campus de Bauru (2010), Aperfeiçoamento em Produção de Material Didático para Diversidade pela UNESP - Campus de Bauru (2015). Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Especial e Educação Infantil. Participante do Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais - UNESP Marília" e do grupo "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento - UNESP Bauru". Atua como orientadora da Redefor nos cursos de Especialização em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva
Publicado
2018-08-18
Como Citar
Courel Maurício, K., & Cabestré Amorim, G. (2018). Educação Especial na Primeira Infância: a Perspectiva dos Professores Sobre a Inclusão de Crianças Surdas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(9), 165-178. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4440