Violência entre meninas: os dizeres de alunas do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campo Grande / MS
Resumo
Discutir as relações de gênero na infância e problematizá-las nos aproximou da temática da violência entre meninas em suas dinâmicas relacionais, buscando entender que fatores podem vir a provocar esse tipo de violência, e como ela acontece. As fontes de pesquisa foram falas, textos e desenhos de alunas do terceiro ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico do presente estudo foi o dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero. Como pressupostos metodológicos, foram realizadas entrevistas em escola pública, bem como, solicitação de realização de desenho, texto e a visualização de vídeos retirados da internet, fragmentos de filmes e posterior discussão sobre a temática da violência entre meninas. As falas das entrevistadas foram analisadas a partir do nosso referencial teórico, como forma de encontrarmos, na dinâmica das relações entre elas, discussões possíveis sobre a violência entre sujeitos do gênero feminino. Dentre as informações da pesquisa destacamos a violência que é permeada de valores sociais e é produzida na cultura. Isto nos aproxima de uma forma diferente de pensar o que é feminino, o que é ser menina, sobre as feminilidades, entendidas como múltipla a partir das discussões teóricas, pois, vêm se constituindo e se construindo socialmente, evidenciando que as relações entre meninas produzem subjetividades. Neste sentido o estudo de situações de violência entre meninas nos permitiu entender que existem feminilidades diversas construídas a partir do contexto social de cada uma delas.
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Referências
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