Violência entre meninas: os dizeres de alunas do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campo Grande / MS

  • Juliana Cristina dos Santos Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Constantina Xavier Filha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Discutir as relações de gênero na infância e problematizá-las nos aproximou da temática da violência entre meninas em suas dinâmicas relacionais, buscando entender que fatores podem vir a provocar esse tipo de violência, e como ela acontece. As fontes de pesquisa foram falas, textos e desenhos de alunas do terceiro ano do Ensino Fundamental. O referencial teórico do presente estudo foi o dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero. Como pressupostos metodológicos, foram realizadas entrevistas em escola pública, bem como, solicitação de realização de desenho, texto e a visualização de vídeos retirados da internet, fragmentos de filmes e posterior discussão sobre a temática da violência entre meninas. As falas das entrevistadas foram analisadas a partir do nosso referencial teórico, como forma de encontrarmos, na dinâmica das relações entre elas, discussões possíveis sobre a violência entre sujeitos do gênero feminino. Dentre as informações da pesquisa destacamos a violência que é permeada de valores sociais e é produzida na cultura. Isto nos aproxima de uma forma diferente de pensar o que é feminino, o que é ser menina, sobre as feminilidades, entendidas como múltipla a partir das discussões teóricas, pois, vêm se constituindo e se construindo socialmente, evidenciando que as relações entre meninas produzem subjetividades. Neste sentido o estudo de situações de violência entre meninas nos permitiu entender que existem feminilidades diversas construídas a partir do contexto social de cada uma delas.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina dos Santos Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. E-mail: julianaduarteciso@gmail.com

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – FEUSP (2005). Pós-Doutora pela Unicamp. Realiza Estágio de Pós-Doutorado pela UNIRIO (2019-2020) com a Supervisão da Profa. Dra. Adriana Hoffmann Fernandes. Atua na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação (CPAN/UFMS). Líder/coordenadora do GEPSEX – Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Educação e Gênero – CNPq/UFMS. E-mail: tinaxav@gmail.com

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Duarte, J. C. dos S., & Filha, C. X. (2020). Violência entre meninas: os dizeres de alunas do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campo Grande / MS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 5-30. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9240