O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios

  • Renan Mota Silva Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Diego Bacellar de Souza Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Gilmar Ferreira Vita Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Andrea Sonia Berenblum Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

O presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha.

 

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Biografia do Autor

Renan Mota Silva, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (atual). Possui Pós-graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Licenciado em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em capacitação de professores. Atualmente pesquisa a Comunidade dos Remanescentes de Quilombo, com foco em memória, cidadania, direitos e educação, via epistemologia decolonial.
Diego Bacellar de Souza, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mestrando em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - PPGEA), Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Vassouras, Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Especializando em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Experiência em docência nas séries do Ensino Fundamental e Médio na modalidade regular e EJA. Atualmente é Inspetor Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Paty do Alferes. 
Gilmar Ferreira Vita, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Biólogo pela Universidade Castelo Branco (UCB). Gestor Ambiental (Especialista) pela Universidade Castelo Branco (UCB). Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (UFRRJ). Atuante no Setor de Parasitologia do Laboratório de Sanidade Animal do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), como voluntário. Tem experiência na área de diagramação gráfica e eletrônica e em diagnósticos laboratoriais na área de Parasitologia Geral, com ênfase em Parasitologia Aviária (endo, ecto e hemoparasitoses).
Andrea Sonia Berenblum, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola / Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Possui graduação em Ciências da Educação - Universidad de Buenos Aires (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando na linha de pesquisa Linguagem, cultura e educação do Laboratório de Estudos e Pesquisas Diálogos e Saberes Cotidianos do Instituto de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Aprendizagem da Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, língua nacional, Brasil, América Latina, leitura e escrita e alfabetização.

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Silva, R. M., de Souza, D. B., Vita, G. F., & Berenblum, A. S. (2020). O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 148-154. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323