O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
Resumo
O presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha.
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