A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO

  • Christiane Caetano Fernandes
Palavras-chave: Pesquisa. Realidade. Concreto Pensado. Conhecimento

Resumo

Este trabalho objetiva debater o estatuto da pesquisa na sala de aula. Partimos de uma certa concepção de pesquisa lato sensu, por assim dizer, que comumente faz-se presente na escola para, depois, discutir sua inclusão como instrumento pedagógico para desenvolver nos alunos uma formação crítica. Tal discussão baseia-se essencialmente no método dialético de Marx e Engels (1989). Recorreu-se ainda a outros autores para a fundamentação do objeto de estudo em questão, como: Kosik (1976), Saviani (2009), Ianni (2011), Frigotto (2004). A apreensão do método dialético pelos docentes oportunizará ao educando a superação do conhecimento oriundo do senso comum, da sua realidade – concreto dado (MARX, 1991) – e, por meio das abstrações mediadas ao longo do processo investigativo, alcançar o novo conhecimento – concreto pensado (MARX, 1991). Assumindo a pesquisa a partir de tal arcabouço teórico, espera-se que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, percebendo as contradições nela existentes, compreendendo-a e, assim, possibilitando sua transformação.

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Publicado
2015-12-22
Como Citar
Fernandes, C. C. (2015). A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(4), 18-35. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945
Seção
Artigos de demanda contínua