Interseccionalidade saúde-educação: caminhos para a promoção da saúde na educação infantil

Resumo

O presente artigo explora a intersecção entre saúde e educação na infância, propondo contribuições teórico-metodológicas e reflexões acerca dos desafios contemporâneos enfrentados pelas políticas públicas na América Latina, com especial foco nos problemas relacionados ao predomínio da perspectiva biomédica e à centralidade da saúde, conforme indicado por estudos avaliativos anteriores. A investigação foi embasada em referenciais teóricos da antroposofia aplicada à saúde e à educação, da hermenêutica e da análise institucional, articulados na experiência de um projeto de extensão universitária realizado em escola infantil localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil. A sustentação teórico-metodológica visou traçar novas perspectivas para a investigação da interseccionalidade saúde-educação, com ênfase especial no conceito de salutogênese e no potencial de uma educação sanadora. Além disso, buscou sugerir caminhos para a criação de dispositivos organizacionais que possibilitem o acompanhamento multiprofissional longitudinal e individualizado do desenvolvimento infantil no contexto escolar. O artigo procurou evidenciar a relevância da integração entre ensino, serviço e comunidade, assim como a cooperação técnica entre universidades e escolas para o fortalecimento do campo e para a melhoria das políticas públicas na interface entre saúde e educação infantil.

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Biografia do Autor

Gustavo Nunes de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Viviane Sperandio Rosa Querubim, Escola Associativa Aldeia de São Carlos / SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Escola Associativa Aldeia de São Carlos / SP.

Ana Carla Schiavinato Batista, Escola Associativa Aldeia de São Carlos / SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Carlos (UFSCAR). Professora da Escola Associativa Aldeia de São Carlos / SP.

                                                                                             

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Publicado
2024-10-30
Como Citar
Oliveira, G. N. de, Querubim, V. S. R., & Batista, A. C. S. (2024). Interseccionalidade saúde-educação: caminhos para a promoção da saúde na educação infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 235-254. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21044