Educação ambiental na primeira infância: análise de pesquisas desenvolvidas no Brasil e em países da América Latina

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O principal objetivo do trabalho foi analisar as concepções dos professores de educação infantil sobre o tema educação ambiental, no currículo e nas práticas da área. Para isso, alguns objetivos específicos foram traçados e, neste recorte, versaremos sobre o primeiro deles, que consistiu em identificar como as pesquisas em relação a educação infantil e a educação ambiental estão sendo desenvolvidas no Brasil e em países da América Latina nos últimos quinze anos. A relevância deste estudo está em compreender como as pesquisas se ocupam da discussão de dois campos tão indispensáveis ao desenvolvimento humano, visando dar às crianças pequenas, a possibilidade de tornarem-se cidadãos conscientes de seus papéis sociais e ambientais, podendo assim rebelarem-se frente aos delitos socioambientais de que são submetidos todos os dias.  No percurso metodológico, lançamos mão da pesquisa qualitativa e analisamos trabalhos encontrados em três bases de dados. As análises dos estudos evidenciaram elementos como: conhecimento limitado sobre as especificidades da infância, criança, educação infantil e educação ambiental, por parte dos docentes; ausência do protagonismo infantil no planejamento e nas práticas pedagógicas; preocupação exacerbada com a linguagem escrita em detrimento de outras formas de manifestação infantil; direitos infantis negligenciados, em especial, o direito a uma educação ambiental de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Helena Seribelli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora de Educação Especial na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Suzete Rosana de Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.

BRASIL. Parecer n. 20, de 9 de dezembro de 2009. Revisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009.

DIAS. Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2000.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 2016.

FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago. (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis, SP: FUNEPE, 2018. p. 59-78.

GALVÃO. Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. 2009. Disponível em http://www2.eerp.usp.br/nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf. Acesso em 05 de outubro de 2022.

HYMES, Dell. Ethnography, linguistics, narrative inequality: Towards an understanding of voice. Lon-don: Taylor and Francis, 1996.

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PORTUGAL, Gabriela. Desenvolvimento e aprendizagem na infância. In: Conselho Nacional de Educação (Org.). Relatório do estudo – A educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Lisboa: Ministério da Educação, 2009.

SILVA, Aida Maria Monteiro; TIRIBA, Léa. Direito ao ambiente como direito à vida: desafios para a educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez. 2016.

TORRES, Juliana Rezende, FERRARI, Nadir, MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Educação Ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B., TORRES, Juliana Resende (Orgs.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.

Publicado
2024-10-30
Como Citar
Seribelli, V. H., & Wiziack, S. R. de C. (2024). Educação ambiental na primeira infância: análise de pesquisas desenvolvidas no Brasil e em países da América Latina. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 186-200. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21153