A transição da educação infantil para os anos iniciais: desafios de adaptação para as crianças e os professores

Resumo

O estudo em questão tem como objetivo relacionar o processo de adaptação na transição da criança da Educação Infantil para os Anos Iniciais, buscando associá-lo às práticas docentes que circundam as crianças neste processo. Enquanto problemática, questiona-se: As instituições escolares, quando priorizam a alfabetização na transição da Educação Infantil para os Anos iniciais, estão respeitando a criança e suas potencialidades infantis, nessa fase específica de seu desenvolvimento? As propostas pedagógicas escolares estão considerando o direito da criança de ser criança, antes mesmo de ser aluno? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, com aporte teórico na Psicologia Histórico-Cultural, pautada em Vigotski, especialmente em relação ao papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Como resultado, constatou-se a existência de uma forte pressão social vivenciada pelas crianças neste período, envolvendo tanto as alterações em suas vidas escolares, quanto a ausência de brincadeiras. Isso porque, as crianças experimentam uma impactante ruptura neste processo de transição, que requer propostas que as articulem, no sentido de conciliar alfabetização e cultura lúdica no contexto educacional deste período de escolarização.escolarização.

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Biografia do Autor

Patrícia Morcelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Desde 2021 Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. 2002 - 2005 Graduação em Administração.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

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Publicado
2024-12-19
Como Citar
Alves, C. X., & Morcelli, P. (2024). A transição da educação infantil para os anos iniciais: desafios de adaptação para as crianças e os professores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 115-133. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.21585
Seção
Artigos de fluxo contínuo