Resolução de problemas no “Primeiro Livro de Aritmética”: uma tradução e adaptação do “Cours préparatoire d’arithmétique, par une Réunion de Professeurs”

  • Tatiana Silva Santos Soares Mestranda do Programa de Educação Científica e Formação de Professores (ECFP-UESB).Bolsista FAPESB. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana Professor Doutor, departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campusVitória da Conquista. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o livro didático como elemento histórico e concomitantemente a isto, identificar neste a trajetória de um saber escolar. Para tal finalidade, selecionamos o “Primeiro Livro de Aritmética”, cuja tradução e adaptação foi realizada pelo Irmão Daniel Alberto, religioso educador das Escolas Cristãs do Rio Grande do Sul, do livro COURS PRÉPARATOIRE D’ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs (1951). Para a construção de uma História da Educação Matemática, a Resolução de Problemas foi a temática focalizada nas discussões. Salienta-se que não há diferenciações conceituais entre problemas e exercícios na obra e que estes são gradativamente engendrados como exercícios simples, fáceis, atraentes, difíceis e complexos.
Como Citar
Soares, T. S. S., & Sant’Ana, C. de C. (1). Resolução de problemas no “Primeiro Livro de Aritmética”: uma tradução e adaptação do “Cours préparatoire d’arithmétique, par une Réunion de Professeurs”. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6226
Seção
Sessões Coordenadas