Resolução de problemas no “Primeiro Livro de Aritmética”: uma tradução e adaptação do “Cours préparatoire d’arithmétique, par une Réunion de Professeurs”
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o livro didático como elemento histórico e concomitantemente a isto, identificar neste a trajetória de um saber escolar. Para tal finalidade, selecionamos o “Primeiro Livro de Aritmética”, cuja tradução e adaptação foi realizada pelo Irmão Daniel Alberto, religioso educador das Escolas Cristãs do Rio Grande do Sul, do livro COURS PRÉPARATOIRE D’ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs (1951). Para a construção de uma História da Educação Matemática, a Resolução de Problemas foi a temática focalizada nas discussões. Salienta-se que não há diferenciações conceituais entre problemas e exercícios na obra e que estes são gradativamente engendrados como exercícios simples, fáceis, atraentes, difíceis e complexos.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado