O ensino do desenho na escola primária em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité (1925 -1940): uma análise dos documentos oficiais
Resumo
Buscar-se-á com este artigo, analisar o ensino do desenho como saber elementar matemático no Curso Primário em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité no período compreendido entre 1925 e 1940. Esta pesquisa compõe o projeto nacional “Constituição dos saberes elementares matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no Curso Primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, sob coordenação do Ghemat. Assim, essa investigação permitirá a compreensão de como processo histórico de constituição escolar curricular, influenciou a permanência dessa matéria escolar nos currículos oficiais. No que concerne aos pressupostos teórico-metodológicos, este trabalho será fundamentado de acordo com a História das disciplinas escolares de André Chervel (1990) e Cultura Escolar de Dominique Julia (2001). É importante salientar que o presente trabalho, mesmo ainda que esteja em estágio inicial, concentra-se como tarefa primordial, corroborar para o entendimento de como se constituiu o ensino do desenho no Curso Primário em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité (1925- 1940).1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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