Comentários sobre uma sessão coordenada do II ENAPHEM

  • Ivanete Batista dos Santos Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe -UFS

Resumo

Neste texto o objetivo é apresentar comentários sobre os seguintes trabalhos de uma sessão coordenada do II ENAPHEM. Os trabalhos aqui examinados são: A aritmética escolar nos documentos oficiais do estado de Santa Catarina: os programas de ensino primário de 1928 e 1946, de autoria de Thuysa Schlichting de Souza e de David Antonio da Costa (indicado por T1); O ensino por professores militares e leigos a seus filhos em Fernando de Noronha/PE (1980-1986), de autoria de Liliane dos Santos Gutierre (indicado por T2); As noções de matemática no ensino pré-primário paranaense na década de 1960, de autoria de Reginaldo Rodrigues da Costa (indicado por T3) e Desfiando a boneca Emília, tecendo a aritmética: práticas no processo de ensino e aprendizagem de matemática na obra de Monteiro Lobato de autoria de Adriel Gonçalves Oliveira. Constata-se desde o exame dos títulos que nesta sessão serão apresentadas diferentes temáticas sobre o ensino de saberes matemáticos, uma vez que é possível identificar que aqui teremos desde o ensino primário até a atuação de professores leigos. Um exame interno aos trabalhos permite identificar diferentes formas de produzir a história da educação matemática tanto pelas fontes utilizadas quanto pela fundamentação teórica adotada em cada um dos trabalhos.

Referências

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre prática e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre, vol. 2, 1990, p. 177-229.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, 2001, p. 9-43.

LEME DA SILVA, Maria Célia; VALENTE, Wagner Rodrigues. A Geometria dos Grupos Escolares: matemática e pedagogia na produção de um saber escolar. Cadernos de História da Educação. Uberlândia, vol. 11, n. 2, jul./dez. 2012, p. 559 -571.

LOBATO, Monteiro. Arimética da Emília. 4° ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1944.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Santos, I. B. dos. (2022). Comentários sobre uma sessão coordenada do II ENAPHEM. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 304-309. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15131
Seção
Sessões Coordenadas