Medida: um saber em construção (1896)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar de que maneira o saber elementar medida já foi investigado por outros pesquisadores, tentando assim construir um entendimento sobre esse saber proposto para o ensino primário e possibilitando o desenvolvimento de uma outra investigação – embasado no livro Lições de Coisas de autoria de Calkins (1886/1950). Foram tomados como fonte para o exercício, artigos de Ramon Roca que tratassem do saber medida – presentes na revista A Eschola Publica de 1896. Como referencial utilizamos: Trindade (2015,2016a) e Calkins (1886/1950). Foi possível constatar que Roca (1986) se distancia das lições de coisas uma vez que ele propõe que o ensino de sistema métrico se inicie pela noção de contar quantas unidades cabem em um determinado objeto, deixando de lado a iniciação por observação. Entretanto, pode-se inferir que há uma aproximação dessas lições no momento em que ele recomenda a aula baseada em diálogos; medição de vários objetos com diferentes unidades de medida; e pelo processo em que parte do fazer pelo professor à observação pelo aluno, finalizando com a repetição do exercício pela criança.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado