Medida: um saber em construção (1896)

  • Janayna Bispo Santana Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.
  • Ivanete Batista dos Santos Professora Drª do Departamento de Matemática, Universidade Federal de Sergipe.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar de que maneira o saber elementar medida já foi investigado por outros pesquisadores, tentando assim construir um entendimento sobre esse saber proposto para o ensino primário e possibilitando o desenvolvimento de uma outra investigação – embasado no livro Lições de Coisas de autoria de Calkins (1886/1950). Foram tomados como fonte para o exercício, artigos de Ramon Roca que tratassem do saber medida – presentes na revista A Eschola Publica de 1896. Como referencial utilizamos: Trindade (2015,2016a) e Calkins (1886/1950). Foi possível constatar que Roca (1986) se distancia das lições de coisas uma vez que ele propõe que o ensino de sistema métrico se inicie pela noção de contar quantas unidades cabem em um determinado objeto, deixando de lado a iniciação por observação. Entretanto, pode-se inferir que há uma aproximação dessas lições no momento em que ele recomenda a aula baseada em diálogos; medição de vários objetos com diferentes unidades de medida; e pelo processo em que parte do fazer pelo professor à observação pelo aluno, finalizando com a repetição do exercício pela criança.
Como Citar
Santana, J. B., & Santos, I. B. dos. (1). Medida: um saber em construção (1896). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6241
Seção
Sessões Coordenadas