Saberes elementares aritméticos e método intuitivo de Calkins: uma aproximação a partir dos programas de ensino de Sergipe (1890-1944)

  • Wilma Fernandes Rocha Professora da Educação básica na rede pública. Graduada em Matemática e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ivanete Batista dos Santos Docente da UFS, Professora do Departamento de Matemática (DMA) e do Núcleo de Pós-Graduação emEnsino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutorado em Educação -PUC-SP

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que procurou identificar elementos de aproximação entre os saberes elementares aritméticos prescritos em programas de ensino de Sergipe e o método intuitivo de Calkins. Para o entendimento de saberes elementares aritméticos o aporte teórico foi tomado a partir de Valente (2015) e em relação ao métodoo manual Lições de Coisa de autoria de Calkins (1886/1950). Foi possível constatar que em relação ao saber elementar número que os programas de Sergipe utilizaram como prescrição princípios relacionados a observação, percepção, aos sentidos, a comparação, num processo natural do simples para o complexo, pois orientava que o professor deveria dar a ideia de número antes de algarismos comparando porções de coisas.
Como Citar
Rocha, W. F., & Santos, I. B. dos. (1). Saberes elementares aritméticos e método intuitivo de Calkins: uma aproximação a partir dos programas de ensino de Sergipe (1890-1944). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6207
Seção
Sessões Coordenadas