Apropriação do método intuitivo de Pestalozzi no livro Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade

  • Jefferson dos Santos Ferreira Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA/UFS)
  • Ivanete Batista dos Santos Professora Doutora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFS

Resumo

Neste artigo, partindo da constatação de o livro Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade foi utilizado para o ensino na cadeira de Pedagogia da Escola Normal de Sergipe, a qual em seu programa apresentava indícios da presença do ensino do método intuitivo de Pestalozzi , ou seja, considerava-se importante que as futuras professoras primárias compreendessem o método para aplica-lo futuramente em suas aulas. Buscou-se identificar como o professor Helvécio de Andrade apresenta os princípios do método intuitivo em seu livro. Desse modo, para um melhor entendimento acerca do autor, utilizou-se como referência Oliveira (2008) e para um embasamento acerca do método intuitivo os textos de Pestalozzi (1889, 2003). Como resultado é possível afirmar que Helvécio de Andrade na escrita de seu livro se apropriou das ideias de Pestalozzi no que se refere aos princípios elementares do número, da forma e da palavra, assim como no uso das faculdades e da intuição, da macha gradual do ensino. 
Como Citar
Ferreira, J. dos S., & Santos, I. B. dos. (1). Apropriação do método intuitivo de Pestalozzi no livro Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6210
Seção
Sessões Coordenadas