Apropriação do método intuitivo de Pestalozzi no livro Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade
Resumo
Neste artigo, partindo da constatação de o livro Curso de Pedagogia de autoria de Helvécio de Andrade foi utilizado para o ensino na cadeira de Pedagogia da Escola Normal de Sergipe, a qual em seu programa apresentava indícios da presença do ensino do método intuitivo de Pestalozzi , ou seja, considerava-se importante que as futuras professoras primárias compreendessem o método para aplica-lo futuramente em suas aulas. Buscou-se identificar como o professor Helvécio de Andrade apresenta os princípios do método intuitivo em seu livro. Desse modo, para um melhor entendimento acerca do autor, utilizou-se como referência Oliveira (2008) e para um embasamento acerca do método intuitivo os textos de Pestalozzi (1889, 2003). Como resultado é possível afirmar que Helvécio de Andrade na escrita de seu livro se apropriou das ideias de Pestalozzi no que se refere aos princípios elementares do número, da forma e da palavra, assim como no uso das faculdades e da intuição, da macha gradual do ensino.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado