Um exame do saber geométrico polígono no periódico a escola normal da década de 1920

  • Joana Kelly Souza dos Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-NPGECIMA, Universidade Federal de Sergipe-UFS.
  • Ivanete Batista dos Santos Professora Dra do Departamento de Matemática-DMA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-NPGECIMA, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo examinar se e como o saber geométrico polígonos foi proposto em periódicos da década de 1920 e se essa abordagem estava de acordo com o método intuitivo proposto por Calkins (1886/1950). Para tanto foi utilizado como fonte periódicos da A Escola Normal. Em relação ao embasamento do estudo foram consultados autores como: Valente (2013) para entendimento sobre história da educação matemática e Leme da Silva (2015) sobre saberes geométricos. Por meio do exame das fontes, foi possível efetuar aproximações em relação a uma proposta para ensinar o saber geométrico polígono proposto para professores do ensino primário. No que diz respeito aos princípios do método intuitivo defendido por Calkins (1886/1950) só foi possível identificar o aspecto relacionado a sequência de conteúdo, sendo recomendado que o professor parta do conceito mais simples para o abstrato na abordagem sugerida para a caracterização dos polígonos.
Como Citar
Santos, J. K. S. dos, & Santos, I. B. dos. (1). Um exame do saber geométrico polígono no periódico a escola normal da década de 1920. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6204
Seção
Sessões Coordenadas