Uma História da Formação de Professores que Ensinam Matemática no Brasil

  • Flávia Cristina Gomes Flugge Mestranda em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro.
  • Heloisa da Silva Docente da Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro.

Resumo

Este texto tem o interesse de apresentar um breve estudo histórico sobre a formação de professores que ensinam matemática no Brasil, a partir do reconhecimento do curso de Pedagogia em 1939, até 2006, quando houve a liberação do pedagogo na atuação no ensino nos anos iniciais. Por meio deste estudo notou-se que cada região brasileira apresenta suas singularidades frente às legislações, como também que, desde o reconhecimento do curso de Pedagogia como curso superior de ensino, este passou por consecutivas transformações, apontando uma descontinuidade em sua identidade como curso para o campo de atuação profissional. Porém, nota-se ainda que ele tem sido visto como uma proposta de saber que se refere à problemática educativa.

Referências

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Publicado
2022-01-07
Como Citar
Flugge, F. C. G., & Silva, H. da. (2022). Uma História da Formação de Professores que Ensinam Matemática no Brasil. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 487-497. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15148
Seção
Sessões Coordenadas