Uma História da Formação de Professores que Ensinam Matemática no Brasil
Resumo
Este texto tem o interesse de apresentar um breve estudo histórico sobre a formação de professores que ensinam matemática no Brasil, a partir do reconhecimento do curso de Pedagogia em 1939, até 2006, quando houve a liberação do pedagogo na atuação no ensino nos anos iniciais. Por meio deste estudo notou-se que cada região brasileira apresenta suas singularidades frente às legislações, como também que, desde o reconhecimento do curso de Pedagogia como curso superior de ensino, este passou por consecutivas transformações, apontando uma descontinuidade em sua identidade como curso para o campo de atuação profissional. Porém, nota-se ainda que ele tem sido visto como uma proposta de saber que se refere à problemática educativa.
Referências
GARNICA, A. V. M. Cartografias Contemporâneas: mapa e mapeamento como metáfora para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Santa Catarina, v.6, n.1, p. 35-60, abril 2013.
GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out - dez 2010.
GHIRALDELLI JÚNIOR, P. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2006.
MARTINS-SALANDIM, M. E. A Interiorização dos cursos de Matemática no Estado de São Paulo: Um exame da década de 1960. 2012. 379 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012. Disponível em: < http://www2.fc.unesp.br/ghoem >. Acesso em: 07 abr. 2014.
ROMANELLI, O. de. O. História da Educação no Brasil (1930/1973). 36 ed. Petrópolis. Vozes, 2010. 269 p.
SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 2ª ed. Campinas - SP: Autores Associados, 2003.
SILVA, H. da. Integrando a História Oral e as Narrativas a Abordagens Pedagógicas Problematizadoras na Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v.18, n.3, p. 269-285, set/dez 2013.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado